Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. — Gálatas 5.22–23
Ao estudar essa passagem de forma tão específica, pensar em cada palavra me leva a perceber algo importantíssimo sobre o fruto do Espírito. Não há possibilidade de desenvolver verdadeiramente o mesmo por meio de atitudes humanas ou estratégias, esse fruto é exclusivo para os que são SANTUÁRIOS DE DEUS.
Quando penso na faceta do fruto, no caso aqui a ALEGRIA, vem à mente muito claro como algo que todos desejam. Toda a humanidade está em busca de alegria e de todos esses outros atributos do fruto. A questão primordial é: não podem antes de se tornarem filhos.
Você já se sentiu triste, desanimado, totalmente sem vontade de continuar e imaginou estar lutando sozinho? Quando temos esses sentimentos trata-se de reflexos naturais de nossa debilidade de buscar no Senhor sua alegria e desfrutar dela, pois temos acesso total.
Obvio que é difícil, porque lutamos contra nossa carne, nossa natureza pecaminosa. E para então não darmos vasão a esses sentimentos e nos apropriarmos desta alegria indivisível, precisamos renunciar a nossa tendência a querer controlar as coisas e se entregar ao Senhor segundo sua Palavra em Fé.
E é só ao fazer isso diariamente que o fruto vem a ser desenvolvido de forma homeopática em nossas vidas.
Outro detalhe importante, só é possível entender essa alegria e desfrutar quem conhece, vive, e está debaixo da GRAÇA. É muito interessante saber que a palavra alegria neste texto está totalmente ligada à palavra graça, e que é uma alegria sem perda de sentido ou finita. Pois é totalmente baseada na graça a nós concedida na cruz que é ilimitada, infinita, totalmente conquistada por Cristo e dada a nós sem merecermos.
Por isso, entender sua maior alegria e desfrutar disso está primeiro em conhecer a graça e viver nela. Entender que independente das circunstâncias o fim está garantido no Senhor, então podemos desfrutar da alegria eterna hoje, como um vislumbre do que já está garantido e será concluído ao Cristo nos vir buscar.
Desafios
- Lembre-se do dia em que Cristo lhe alcançou e da alegria que foi ser chamado filho de Deus. Tenha algo então que o lembre, todos os dias, disto e desfrute desta alegria, que só quem foi alcançado pode experimentar;
- Pelo fato de ter garantia e poder desfrutar da alegria, se mova a levar outros deste mundo a conhecerem a fonte inesgotável de alegria que só nós temos;
- Ao passar por momentos difíceis e tenebrosos lembre que o bom pastor nunca nos desamparou, mas foi desamparado na cruz para nos dar vida e alegria eterna. E que isto incendeie seu coração de alegria;
- Cante ou ouça aquela música: "A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus…".
Oração
Deus, eu sei que minha maior alegria deve ser lhe pertencer. Ajude-me a sempre ter isso em meu coração como uma proteção diante dos dilemas da vida. E que nada ofusque a alegria da salvação, desta graça que me conquistou. Mas que a mesma sempre me mova em adoração a levar outros a conhecer essa fonte inesgotável de amor e alegria que só pode ter quem conhece a Jesus. Amém.
Escrito por André da Silva