“Assim, pois, qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33)
Quando ouço a expressão “discípulo”, uma das primeiras coisas que vem a minha mente é a questão da renúncia, pois sem ela não tem como ser um discípulo de Jesus.
Jesus deixa claro que renunciar sua própria vida é um pré-requisito inegociável para quem quer ser um discípulo, tanto é que ele não somente verbalizou isso, mas viveu conforme pregou, renunciando toda sua glória de Filho Unigênito de Deus e se entregando para ser morto de uma das forma mais vergonhosas da época, por morte de Cruz.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5–8)
O convite para ser discípulo é facultativo, Jesus não obriga ninguém a segui-lo, mas avisa desde o começo o que irá custar, que é nada mais nada menos do que tudo o que temos.
“Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)
Não seja só um bom crente como foi o jovem rico, que por mais que fazia tudo certo, lhe falou a renúncia para se tornar um discípulo de Jesus. Tome uma decisão radical, renuncie a si mesmo e deixe Deus cumprir os propósitos dele na sua vida.
Desafios
- Medite nos versículos mencionados no devocional;
- Ore, pergunte a Deus e liste o que precisa ser renunciado em sua vida para que você se torne um discípulo de Jesus.
Oração
Jesus, me ajude a renunciar o meu eu todos os dias para que eu não faça a minha vontade, mas a sua, que é boa, perfeita e agradável. Amém!
Escrito por Jonas Araldi