A Cruz e o discípulo

UMADBRU
2 min readOct 16, 2020

--

“…Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a sim mesmo, tome a sua cruz e siga-me…” — Marcos 8.34

Essas palavras ditas por Jesus têm um impacto absurdo, àqueles que a ouvem pela primeira vez, mas elas se tornam ainda mais impressionantes quando entendemos que Jesus não somente as proferiu, mas as ensinou na prática ao levar uma cruz rumo a sua própria execução.

Jesus começa dizendo: “Se alguém quiser…”, isso nos indica que há uma opção; sim para se tornar discípulo, é necessário escolher tal caminho. Mesmo durante o discipulado somos expostos todos os dias a escolhas e eu e você somos livres para escolhermos se queremos ou não seguir a Cristo.

A cruz mencionada por Jesus, não simboliza uma tragédia ou infortúnio, mas é o resultado da união com Cristo, e essa união gera em nós um sofrimento, mas um sofrimento necessário. Mas diferente do sofrimento natural, esse sofrimento é compartilhado com Cristo. Somos rejeitados com Ele, somos humilhados com Ele, sofremos com Ele. E é justamente por estarmos com Ele é que temos esperança de vencermos com Ele.

O sofrimento que a cruz, citada por Jesus, gera, é o sofrimento do rompimento entre nós e o sistema mundano. Sistema este que busca alimentar nosso ego de desejos e paixões. Esse rompimento visa amar a Deus sobre todas as coisas, inclusive nós mesmos, e amar ao próximo da mesma forma que nos amamos. Um verdadeiro desafio que não alcançaremos se não negarmos a nós mesmos.

Desafios

  • Relembre algum episódio onde você tenha sofrido por amar a Deus;
  • De que forma seu ego o impede de tomar sua cruz?

Oração

Pai. Te agradeço por levar a cruz até o fim e vencer a morte por amor a mim. Ensina-me a renunciar meus desejos e abraçar a cruz que reservaste para mim nessa jornada. Ajuda-me a entender e confiar que o sofrimento de levar a cruz te seguindo é muito melhor do que não te seguir, pois ao fim da jornada nossas lágrimas e dores cessarão e estaremos a eternidade contigo. Amém.

Escrito por Lucas Filipe Klann

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet