Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”. Romanos 15:3
Vivemos em uma época crucial do deus “EU” e as redes sociais o potencializaram, todo mundo quer ser famoso, não importa se a notícia é boa ou ruim, não importa se o que posto é para receber elogio ou ofensa o que importa e se terá engajamento.
Mas olhemos para Jesus quando em algumas realização de seus milagres, ele pedia para não divulgarem, entre tantas possível razão, alguns dizem que ele fazia isso para ter o efeito contrário, porém a escritura refuta essa tese, pois Ele instruía em Mateus 6:3–4 que o que mão esquerda faz, a direita não precisava saber, para que a recompensa viesse daquele que nos vê no secreto recompensaria.
Jesus nos ensinou desde do princípio a negar o eu, ele deixou o trono para se torna homem.
“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ” (Filipenses 2:7,8)
Jesus se ocultou de sua grandeza pelo amor do Pai para nos resgatar, portanto somente quando compreendemos esse amor, e olhamos para a cruz é que podemos negar nosso eu, assim como Jesus negou ser quem Ele era por amor a nós. Se pensarmos mais vezes em tudo que Jesus passou, tudo por nós, não existirá mais o eu, somente o nós em nós.
Paremos e pensemos: Os pais de Jesus eram pecadores, em algum momento eles foram injustos com ele, mas ele se submeteu a instrução deles, qual seria a vontade de Cristo nesses momentos? Ele era perfeito e não tinha pecado, conseguimos imaginar isso. Ele negou a si mesmo por nós.
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?” (Lucas 9:23–25)
Desafios
- Vamos analisar quais tens sido as verdadeiras motivações por tudo aquilo que fazemos?
- O que significa a cruz para você?
- Medite em Gálatas 2:20.
Oração
Pai, sonda-me, conheces meu pensamento, se meu ego esta dominando o meu ser, guia-me pelo caminho certo. Amigo Espírito Santo, faz me ouvi pela manhã o grito de Cristo naquela Cruz, para lembrar-me que não vivo mais eu, mas Ele é que deve viver em mim.
Escrito por Ana Paula Nascimento