A disposição para o discipulado

UMADBRU
3 min readJun 29, 2021

--

“Os dois discípulos ouviram-no dizer isto e seguiram a Jesus.” (João 1.37)

Na era do engajamento virtual, todos estão à procura de seguidores que abracem a causa, que sejam ativos, que “compartilhem”, “curtam” e “se inscrevam” de modo a formarem um vínculo. Sem dúvida a tecnologia facilita bastante a amplitude de uma determinada causa ou pessoa. Não é raro pessoas terem milhares ou milhões de seguidores “fiéis” e dispostos a diariamente consumirem seus conteúdos.

Na época de Cristo, o meio de divulgação era o boca a boca mesmo, e era comum homens sábios se tornarem mestres e terem discípulos, uma espécie de aprendiz que investia tempo diariamente a seguir e a aprender lado a lado com seu tutor. Essa troca acontecia no cotidiano, em todos os momentos. O mestre acordava e lá estavam seus discípulos, ia comer e lá estavam seus seguidores, em dias ensolarados era ao lado do mestre que os discípulos estavam, passavam tanto tempo juntos que os discípulos acabavam se tornando uma espécie de cópia do mestre, até na forma de falar ficavam parecidos.

Mas seguir alguém naquela época não era tão fácil e acessível como hoje em dia, onde basta clicar no botão SEGUIR que já passamos a fazer parte do grupo de seguidores (lógico que ainda dependemos da aceitação da pessoa que queremos seguir). Naquele tempo o conceito de seguir alguém, ou seja, de se tornar um seguidor, compreendia muito empenho, pois se tratava de viver a vida em função do mestre.

Em João 1:37, vemos que havia dois discípulos desejosos por um mestre, apesar de já terem João Batista como seu tutor, ao saberem que Jesus era o messias, eles na hora desejaram o seguir, e não foi só isso, eles de fato o seguiram, logo eles já estavam interessados em saber onde Jesus morava, e foram ver a casa de dEle, e depois já foram falar de Jesus para mais pessoas, e já conseguiram mais “seguidores” para Ele e não só isso esses homens se tornaram amigos pessoais de Jesus e levaram seu legado adiante, dando suas vidas em nome daquilo que aprenderam com Jesus, isso sim é um baita engajamento, uma disposição sem igual! E é essa a disposição que o discipulado requer: um compromisso de vida, uma missão na qual devemos nos empenhar com todas as nossas forças, seguir a Cristo todos os dias e levar mais pessoas a fazerem o mesmo.

Desafios

  • O quão empenhado você está em seguir a Cristo?
  • Reflita qual a reação que Jesus causa em você e o quanto você anseia por compartilhá-lo com mais pessoas? Esse anseio reflete o quão engajado você está com Cristo.

Oração

Pai. Me desse o maior presente que eu poderia ganhar: a chance de seguir-te e de me tornar seu amigo, obrigado por isso! Ajuda-me a cada dia mais me empenhar nessa causa que é levar a tua mensagem ás pessoas que não te conhecem. Perdão por muitas das vezes oscilar e me sentir desanimado, mas te peço que fortaleça minha fé em ti! Amém.

Escrito por Lucas Klann

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet