A Intercessão

UMADBRU
3 min readDec 18, 2020

--

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. — Tiago 5:16

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”, essa parte do versículo é muito conhecida por nós, mas geralmente não conhecemos o contexto dela para entendermos quais são os efeitos de nossas orações. Tiago 5:13–20 vai nos mostrar quais sãos esses efeitos.

Essa oração mencionada em Tiago é denominada intercessão, onde o motivo da oração não é para pedir algo para si, mas por outra pessoa ou por alguma causa específica. O próprio Cristo foi um intercessor, Ele sendo Deus, veio a Terra para morrer por nós a fim de nos redimir dos nossos pecados, foi Ele quem nos interligou com o Pai novamente. Jesus é tão maravilhoso que faz o meio de campo entre Deus Pai e nós, se tornando o próprio Caminho, e não somente intercedeu por nós, como também continua intercedendo.

“Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.”
(Romanos 8:33,34)

Na antiga aliança, vemos claramente a figura do intercessor na pessoa do sumo sacerdote, que ano a ano entrava no Santo dos Santos para que o povo de Israel fosse perdoado. Como bem sabemos, na nova aliança, nós fazemos parte do Sacerdócio Real e também somos Embaixadores do Reino, isso nós torna intercessores entre as pessoas que estão a nossa volta e Deus, pois através de nossa vida, elas podem conhecer Ele!

“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4:14–16)

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9)

“Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (2 Coríntios 5:20)

Desafios

  • Não listei os efeitos da oração do justo de propósito para que você faça essa lista. Nesse momento, pare por alguns instantes e leia esses versículos (Tiago 5:13–20) e anote em algum lugar os efeitos que as nossas orações podem causar.
  • Pratique a intercessão com o que você acabou de aprender através desses versículos.

Oração

Pai, que eu coloque as minhas necessidades em segundo plano e busque entender o teu coração e assim orar e interceder pelas causas que o Senhor quer que eu interceda. Me faz lembrar das pessoas que precisam da minha oração e dos projetos que tem engrandecido teu nome para que eles prosperem. Amém!

Escrito por Jonas Eduardo Araldi

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet