Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. — 2 Coríntios 5:21
Muitas vezes evitamos falar sobre a justiça de Deus pois associamos ela a sua ira futura e até mesmo por não conseguirmos associar o Deus justo com o Deus amoroso que tanto pregamos. Deus não se contradiz no que Ele diz que Ele é, ao mesmo tempo que Ele é um Deus de amor, Ele também é um Deus de justiça.
O fato é, nós jamais conseguiríamos ser justos perante Deus por nós mesmos. No Antigo Testamento, por exemplo, vemos que as pessoas encontravam uma justificação temporária através de sacrifícios, pois assim que faziam o sacrifício e pecavam novamente acabavam se tornando injustos novamente.
Mas então como ser justo perante um Deus justo? Como Deus consegue ser um Deus justo e ao mesmo tempo amoroso? A resposta é simples: Através de Jesus.
Foi através de Jesus que Deus nos mostra seu amor e sua justiça, por meio de seu sacrifício vicário lá na cruz do calvário. Deus tanto prova seu amor por nós entregando seu Filho, tanto a sua justiça, nós tornando justos por meio de Jesus. Assim como diz em Isaías:
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. — Isaías 53:11
Jamais seremos justos sem Jesus. Por isso a salvação vem pela graça e não por nossas obras (Efésios 2:8,9).
Desafio
- Compreenda que sem Jesus você jamais conseguiríamos ser justos perante Deus;
- Agradeça a Deus por ter enviado seu Filho a fim de nos demonstrar seu amor e nos justificar;
- Faça justiça diariamente para dar bom testemunho aos que estão a sua volta e glorificar ao Pai.
Oração
Deus, obrigado por ter enviado seu Filho unigênito para nós justificar, sem Ele estaríamos perdidos e condenados. Que venhamos praticar a justiça diariamente para que as pessoas a nossa volta venham testemunhar sobre nós e acima de tudo glorificar ao Pai. Amém!
Escrito por Jonas Araldi