“Não estás aqui no mundo para ti mesmo, foste enviado aqui para os outros! O mundo está te esperando.” — Catherine Booth
O Exército da Salvação é um movimento internacional engajado em atender e ajudar pessoas carentes, suprindo suas necessidades, seja elas de ordem física, emocional ou espiritual, sua missão é salvar almas, edificar os santos e servir a humanidade sofredora. Foi fundada em 1865, por um casal inglês, e hoje está presente em mais 130 países.
A fundadora do Exército da Salvação foi Catherine Booth, juntamente com seu marido William. Catherine teve uma educação cristã intensa, com a idade de 12 anos já havia lido a Bíblia inteira pelo menos 8 vezes. Aos 14 anos passou a enfrentar uma enfermidade na coluna, enfermidade essa que gerava muitas dores que a acompanharam por toda a sua vida, mas nem isso foi capaz de aplacar a chama que havia em seu coração.
Após se casar, enquanto seu marido se dedicava ao pastoreio, Catherine se aplicava ao ministério de visitação de casa em casa, principalmente de família com problema de alcoolismo. Mais tarde Ele e o marido abriram uma missão cristã, e enquanto William pregava aos pobres e deserdados, Catherine angariava recursos para mantimento da missão, que passou a se chamar Exercito da Salvação.
Outra importante contribuição de Catherine foi à área da pregação, visto que vivia numa sociedade onde a mulher não tinha espaço para pregar, ela foi uma corajosa defensora do fato das mulheres terem o direito de pregar e também o dever. Seus sermões impactaram inúmeras vidas, e ela pregou até bem próximo do fim de sua vida, só parando devido um câncer que consumiu sua saúde, ainda assim até seus últimos dias ela influenciava as decisões do Exército da Salvação. Deixou um legado gigantesco para a humanidade, uma verdadeira lição de amor, dedicação e altruísmo. Foi uma esposa dedicada e a mãe zelosa de oitos filhos e de um verdadeiro exército que luta até os dias de hoje sem cessar em prol da humanidade que sofre e carece por amor e por Deus.
Desafios
- Como você se sente ao ver pessoas passando por algum tipo de dificuldade, seja material, emocional ou espiritual?
- Alguma vez você já pensou em ajudar alguma instituição de ajuda social? Ou até mesmo fazer parte de uma? Pesquise a respeito na sua cidade.
Oração
Pai abra meus olhos para a necessidade do próximo, ajude-me a me mover em favor dos necessitados, que minha vida possa refletir o amor que sente por todos. Perdoa minha indiferença e insensibilidade aos carentes. Faz meu coração queimar assim como o de Catherine Booth, e me dê a mesma ousadia e força para não desmoronar com os desafios e dificuldades. Amém.
Escrito por Lucas Klann