Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sejam também vocês pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixam uns dos outros, para que vocês não sejam julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomem como exemplo de sofrimento e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor. Eis que consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram a respeito da paciência de Jó e sabem como o Senhor fez com que tudo acabasse bem; porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. — Tiago 5:7-11 NAA
Paciência para Tiago era uma das marcas de um verdadeiro cristão. Na verdade, o verdadeiro cristão não deve buscar vingança, não deve pagar o mal com mal, não deve desejar o mal, e acima de tudo, ele deve esperar em Deus para resolver os seus conflitos.
E é isso que Tiago quer lembrar aos seus ouvintes, sejam pacientes na tribulação. Não ajam como as outras pessoas do mundo que querem fazer justiça com as próprias mãos. Este modelo de olho por olho e dente por dente não é o modelo da nova aliança, não é o modelo de Jesus.
No reino de Deus, aqueles que sofrem buscam em Deus a sua justiça. Paulo falando aos Romanos diz: “Não vos vingue a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoa-rás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.”.
Esta é a atitude que Tiago está dizendo àqueles que sofrem injustiças e opressões. Ter paciência é justamente confiar em Deus, sabendo que a justiça vem dele. As provações e as experiências amargas são o caminho da santificação e do aperfeiçoamento. E a recompensa é a coroa da vida e a vinda de Cristo.
Se uma pessoa é impaciente, ela nunca deve ser um agricultor. O agricultor planta a semente certa, no campo certo, no tempo certo, sob as condições certas. A semente não nasce da noite para o dia. O agricultor não tem nenhum controle sobre o tempo. Muita chuva pode danificar a lavoura. Falta de chuva pode pôr toda a colheita a perder. Por que o agricultor espera? Porque o fruto é precioso.
Os profetas foram homens que andaram com Deus, ouviram a voz de Deus, falaram em nome de Deus, mas passaram também por grandes aflições. Eles trilharam o caminho estreito das provas e foram pacientes. E nunca deixaram de testemunhar.
Jó esperou pacientemente no Senhor e Deus o honrou. O livro de Jó nos prova que Deus tem propósitos mais elevados no sofrimento do que apenas punir o pecado. O propósito de Deus no livro de Jó é revelar-se como o Deus cheio de bondade e misericórdia. Já o propósito de Satanás era fazer de Jó um homem impaciente com Deus. Isto porque um homem impaciente com Deus é arma nas mãos do maligno.
Mais resumindo!
Tiago deseja encorajar-nos a ser pacientes em tempos de provas. Como um agricultor devemos esperar por uma colheita espiritual, por frutos que glorifiquem a Deus. Como os profetas, devemos procurar oportunidades para testemunhar mesmo no meio do sofrimento. Como Jó devemos esperar para que o Senhor complete seu amoroso propósito em nós em nosso sofrimento, com o firme propósito de conhecer a Deus mais profundamente.
Oração
Amado Deus, peço à ti Senhor pela tua infinita misericórdia, que todos os dias eu possa ter a paciência de esperar pelo fruto como o agricultor.
De aproveitar a oportunidade de ser testemunha do teu evangelho mesmo em circunstâncias de afronta. E que eu possa aguardar como Jó o cumprir do teu propósito na minha vida. Amém!
Escrito por Arony Soares