A renúncia do eu

UMADBRU
2 min readOct 13, 2020

--

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. — Marcos 8:34

Renúncia, que palavra difícil de engolir em nossos dias. Hoje vivemos em um tempo que pouco se renuncia, tratasse muitas questões como "problemas" ao invés de chamar de pecado e encarar o fato que precisa haver uma mudança de vida. Quando tratamos o pecado como um mero problema, tentamos dar um jeitinho de conciliar o pecado junto a uma vida com Deus, quando na verdade deveríamos nos arrepender e realmente mudar de vida, isso é renúncia.

Quando Jesus diz que devemos negar a nós mesmos, ele não está querendo que você negue apenas uma parte de você, mas sim 100%. E para isso precisamos bater de frente contra a nossa própria natureza pecaminosa, lutando diariamente contra os vícios, imoralidades, maus pensamentos, etc.

Paulo, um grande homem de Deus, relata em Gálatas 5 sobre essa luta que devemos travar todos os dias, as obras geradas pela carne e o fruto gerado pelo Espírito:

Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem.
Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.
Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. — Gálatas 5:16–25

Se você realmente quer ser um discípulo de Jesus, você precisa seguir o passo a passo que ele nos deixou, começando por negar a si mesmo e depois tomar a sua cruz, para ai sim segui-lo. Não há como seguir Jesus sem renunciar e tomar a cruz, ambos são pré-requisitos.

Desafios

  • Leia Gálatas 5 inteiro;
  • Ore a Deus e liste o que você precisa renunciar para se tornar um discípulo;

Oração

Jesus, que eu venha renunciar minhas paixões carnais para que assim eu possa andar no Espírito e ser um verdadeiro discípulo(a). Amém!

Escrito por Jonas Araldi

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet