“Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. ” (João 4:15)
Gosto muito desta história, pois nos mostra Jesus ensinando uma simples mulher a manter sua alma muito bem alimentada e saciada das coisas do reino, a tal ponto que ela iria matar a sua sede, e consequentemente transbordar dessa água viva, matando a sede de todos a sua volta.
Fato é que esta mulher samaritana era muito problemática, já havia tido alguns desacertos no passado como o próprio Jesus frisou.
“Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” (João 4:18)
Mas Jesus estava mesmo interessado era em saciar a sede que esta mulher tinha, que com certeza não era simplesmente uma sede de água natural, mas sim de saciar a sua alma, Jesus percebeu que ela tinha alguns dilemas maus resolvidos em sua vida, e então vai no cerne da questão, talvez essa mulher estava buscando saciar a sua sede buscando preencher este vazio com vários relacionamentos ilícitos, como bem frisado por Jesus e consentido por ela, porém o que eu acho extraordinário, foi Jesus ter ido se encontrar com esta mulher para que ela soubesse onde saciar este desejo em definitivo, e Ele explica isso. O que ela precisava saber era buscar na fonte correta para saciar de uma vez por todas a sede de sua alma que só pode ser saciada em Cristo Jesus.
“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4:14)
Semelhante a esta mulher, nós por vezes buscamos saciar a nossa sede ou desejos em algumas outras fontes, seja no trabalho, seja na comida, seja horas e horas na frente da televisão, seja nas redes sociais, ou até mesmo em ativismo religioso, no relacionamento mais com a obra do que com o Deus da obra, isso é um perigo.
A pergunta é, o que sacia a sede de nossa alma? A resposta é: um relacionamento diário e sincero que cultivamos com o nosso Senhor Jesus. Só Ele é capaz de preencher a lacuna que existe em nosso interior, por mais que corramos e buscamos em coisas supérfluas e passageiras Ele nos enche e faz transbordar das coisas eternas.
Desafios
- Faça um propósito consigo mesmo(a) de ter um relacionamento diário com Jesus, se alimentando de sua palavra e constantemente saciando sua sede nEle até transbordar e ser uma fonte de vida eterna para poder você, ser usado por ele para saciar a sede e fome de todos a sua volta.
- Dica de leitura: Ídolos do coração (Elyse Fitzpatrick). O livro fala do cerne do problema: no fundo somos todos idolatras, que colocam amores, desejos e expectativas no lugar de Deus para depois sofrermos. Apesar disso, Deus ama seu povo buscando sempre nos fazer entender que Ele é a fonte que devemos sempre saciar a nossa sede.
Oração
Pai querido, me perdoa as vezes que busquei em outras fontes saciar o meu desejo, e acabei me frustrando e sofrendo as consequências, quero, a partir de hoje, buscar somente em ti todos meus anseios, e buscar lançar em ti todas as minhas ansiedades e dilemas, pois só tu Senhor tens a resposta, amém.
Escrito por Elias Alencar