Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? (Lucas 10:29)
A palavra de Deus nos ensina que devemos amar nosso próximo como a nós mesmo, mas será que sabemos quem é o nosso próximo?
Jesus nessa ocasião vai contar a história do bom samaritano, que é uma história bem conhecida entre nós mas pouco praticada. Nela, ele relata a presença de um sacerdote e levita que foram indiferentes ao estado daquele judeu quase morto. Olha que hipocrisia, aqueles que conheciam os mandamentos do Senhor e que deveriam estender a mão para aquele homem passaram de largo, talvez estavam com pressa para o culto ou não queriam se sujar.
Em contrapartida, vemos um samaritano que se moveu de íntima compaixão, que quebrou protocolos (pois samaritanos e judeus não se davam bem) e socorreu aquele homem, atou-lhe suas feridas e levou ele até um estabelecimento que cuidar dele, por fim, tirou dinheiro do seu próprio bolso para pagar a estadia daquele homem.
Essa história pode ser muito simples, mas para a plateia de Jesus com certeza foi impactante, justamente por conta dos personagens que a história apresenta. Foi como levar um soco no estômago, principalmente para o doutor da lei que fez a pergunta para Jesus.
O que Jesus nos ensina através do bom samaritano é que o nosso próximo são todos aqueles que estão a nossa volta, incluindo aqueles que são nossos inimigos declarados. Outra coisa é que, não devemos ser indiferentes as pessoas que estão precisando de nossa ajuda, vestindo nossa roupa de religiosidade, indo aos cultos e achando que estamos bem, mesmo sabendo que algum irmão ou colega de trabalho está passando necessidade.
Desafios
- Reflita: Quantas vezes você não passou de largo por alguém que precisava de ajuda porque iria se atrasar para algo ou não queria perder tempo?
- Pare, olhe a sua volta, identifique o seu próximo e se disponha a ajuda-lo.
Oração
Senhor, que eu não venha apenas falar sobre o amor ao próximo, mas que eu venha pratica-lo. Não quero ser indiferente as necessidades daqueles que estão sofrendo ou precisando de ajuda, move meu coração de íntima compaixão até por aqueles que não gostam de mim. Amém!
Escrito por Jonas Araldi