Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. Gálatas 6:2
“Assim como o Filho de Deus precisou ter um corpo a fim de fazer sua obra na Terra, também o Espírito de Deus precisa ter um corpo para realizar seus ministérios, e esse corpo é a Igreja. Nosso corpo é um instrumento e um templo, e ele deseja nos usar para glorificar a Cristo e para dar testemunho ao mundo perdido.” — Warrnen Eiershe
Quando li essa citação me lembrei de uma fala de Jesus: “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.”(João 14:12). Quando Jesus esteve aqui todas as pessoas que carregavam um fardo ele chegava e tirava esse fardo, seja em forma de uma comportamento errado, uma doença, uma morte ou uma dúvida, e sempre com mansidão e amor, ninguém ficava da mesma forma quando cruzava em seu caminho, todos eram transformado, e Ele deixou registrados que seus discípulos fariam obras maiores do que Ele, podemos dizer período pelo período e pelo O Espírito Santo que habitaria em nós e nos capacitaria. E como estamos?
Entretanto, o que acontece é que, o nosso ego não quer se envolver com os problemas alheios, olhamos para as nossas próprias mazelas e dizemos: Vai tudo bem?! Porém com a intenção de que a resposta seja positiva, mas não é essa a vontade do PAI, Ele quer que ajudamos o próximo, ele nos criou para ser infinitamente ajudadores um dos outros, e nesse processo que crescemos juntos em santificação.
Não podemos querer ajudar o próximo somente quando tudo vai bem conosco, uma missão impossível, porque nesse mundo teremos aflições, mais quando deixamos ser usado como instrumentos de transformações de vidas, lembramos que somos pó e quem vai agir nos corações será o poder do Espírito Santo.
Quando alguém passa por um processo, que até enfrentamos o mesmo ou outro similar é Deus que permite, exatamente para realizar em nossa vida a obra como aconteceu com Jó: “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” (Jó 42:10), ele quer mudar a nossa vida.
“Quando saímos de nosso caminho individual e começamos a carregar os fardos das pessoas à nossa volta, isso consome tempo e muitas vezes nos perturba a mente. Mas é necessário. Ajudar pessoas a mudar: é disso que trata o discipulado.” — Francis Chan
Como igreja temos uma meta à atingir, estarmos forjados pelo Espírito Santo na comunhão com os irmãos, sermos discípulos e a semelhança de Cristo, e sermos capacitados para exercer os dons e habilidades dada por Ele, deste modo estejamos disponíveis para o Seu agir e quando nos colocamos nessa posição, sempre terá alguém na posição contraria, ajudaremos e seremos ajudado, e refletiremos o verdadeiro papel da igreja na sociedade.
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4:15,16)
Desafio
- Leia Gálatas 6 :1–10 e reflita se tens deixado ser usado(a)?
- Ore pedindo que Deus o(a) use para ser um instrumento para fazer aquilo que Ele planejou, que é darmos continuidade ao plano de Jesus, ministrar em vidas.
Oração
Meu Pai Eterno, me ajude a cumprir cada dia mais o proposito estabelecido por Jesus Cristo, que eu venha estar disponível a teu Espírito para ser um instrumento, para ajudar aqueles que necessitam para crescermos juntos em santificação. E que cada dia eu possa ser transformado para ser usado(a) para transformar vidas pelo Espírito Santo e por meio da tua palavra.
Escrito por Ana Paula Nascimento