“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” — Tiago 1.2–4
Recentemente estive a observar uma lagarta a tecer seu casulo. De fato é algo trabalhoso, e pior é imaginar que depois do casulo pronto, ela passará por uma metamorfose e após essa transformação ela precisará ainda romper o casulo que tanto trabalho deu para ser construído. E o romper do casulo também demanda esforço, e esse esforço será fundamental para a lagarta alçar voo como borboleta, pois é ao romper o casulo que as asas da borboleta se firmam.
Temos a tendência de não querermos passar por provações, por achar o desconforto algo destrutivo ou ruim, mas o desconforto é parte integrante de qualquer mudança e se almejamos alcançar a maturidade podemos ter a certeza que o desconforto das provações será algo presente em nossas vidas.
Tiago vai além e nos diz algo que parece loucura, ele diz que devemos ficar alegres com as provações. Sim isso mesmo, devemos nos alegrar quando formos provados. Pois essa provação vai gerar em nós excelentes efeitos, a saber, a perseverança que gerará em nós a tão sonhada maturidade. Mas a perseverança não é algo que conseguimos fácil, isso vai exigir muito tempo. Por isso nada de atalhos ou pressa, devemos caminhar com paciência e aproveitar para tirar lições de cada circunstância em nossa vida.
De alento, Tiago vai nos dizer que se chegarmos nesses momentos de provações, e não soubermos como agir, podemos pedir sabedoria a Deus, pois Ele nos concederá prontamente, contanto que tenhamos fé, que Ele está no comando da metamorfose. Ainda no capítulo 1 no verso 12 Tiago diz que quem suporta a provação e ama o Deus que nos transforma, pode ter a certeza que receberá a coroa da vida.
Desafio
- Como você tem respondido às situações de desconforto (provações) em sua vida?
- Quando você não sabe como agir diante de provações a quem recorre?
- De 1 a 10 como você avaliaria sua confiança em Deus durante as provações?
- Leia o capítulo 1 da epístola de Tiago e anote todos os conselhos que ele nos dá para alcançarmos maturidade.
Oração
Pai. Sei que as provações que passo tem a finalidade de me fazer completo como Tu planejastes. Perdoa minha impaciência e falta de confiança em ti durante as provações. Ajuda-me a ser grato e me alegrar ao ser provado por saber que estás trabalhando em mim e através de mim. Reconheço que ainda não sou maduro, mas estou disposto a me submeter ao teu processo de me transformar para que eu possa alçar voos altos debaixo contigo.
Escrito por Lucas Filipe Klann