Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados. — Isaías 53:5
Na Bíblia existem vários tipos de amor e diferentes maneiras como o amor se expressa entre as pessoas.
Eles são:
- Amor fraternal — Storge.
- Amizade — Philia.
- Amor romântico — Eros.
- Amor incondicional — Ágape
O último amor é o que podemos chamar de amor sacrificial. Esse amor é o maior exemplo de amor já visto. É esse amor que que nos ensina a sentir qualquer outro tipo de amor. É esse amor que inventou essa história de amar. Esse amor se resume em Deus pai por entregar seu único filho. Deus filho, Jesus, por renunciar seu reino por uma missão salvadora.
O amor de Deus é incondicional, não correspondido e justo. O amor de Deus também é vicário; Ele suporta a dor dos outros. Em uma profecia sobre Cristo, Isaías escreveu: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53:4). Cristo carregou nossas dores terrenas, e, mais significativo ainda, sofreu a dor e o castigo pelos nossos pecados.
O verdadeiro amor é um amor sacrificial que dá sem esperar nada em troca. Deus concede muitas coisas boas a todos, e Ele deu o maior presente de todos — o Seu Filho. Como João 3:16 ensina, o amor foi a razão de Deus ter enviado Cristo para morrer; Ele quis oferecer a salvação para nós.
Esse amor é grande e absurdo, é doador, não se cansa e nem se arrepende. O amor de Deus não sofre de mudanças repentinas e nada retém. Esse amor também não se ira e está sempre atento ao que precisamos, cuida de nós mesmo quando não percebemos e sabe o melhor pra nós mesmo quando não entendemos.
Esse amor é pura graça!
Ele renunciou, sofreu, morreu, ressuscitou e salvou! Mesmo sabendo que muitos não o amariam e nem o aceitariam.
Não o merecemos, mas Ele nos escolheu! E o mais importante: o amor de Deus jamais acabará.
Desafios
- Viva esse amor, suportando as aflições. Assim como Cristo, mesmo quando for criticado;
- Aprenda a suportar os fracos na Fé;
- Seja um influenciador do amor de Cristo;
- Leia o capítulo de Isaías 53;
- Leia Lucas 23: 26–49;
- Leia também Efésios 2:4; 1 João 3:1; Gálatas 6:2; Lucas 6:35.
Oração
Amado Deus, nos capacite a vivermos o amor de Deus através de nós, amando sofrendo, amando crendo, amando esperando, amando suportando. Que o teu exemplo resplandeça em minha vida. Cumprindo o teu ide e espalhando o teu amor através de mim. Amém!
Escrito por Arony Soares