“Então Moisés disse: Se a tua presença não for comigo, não nos faças sair deste lugar.” — Êxodo 33.15
A jornada do povo de Israel pelo deserto foi uma jornada de altos e baixos, atravessaram o mar vermelho caminhando, receberam um cuidado especial de Deus no deserto e ainda Deus fez uma aliança com eles mediante seus mandamentos (Êxodo 20). Mas eles passaram por momentos complicados, ainda mais quando eles desobedeciam ou reclamavam com Deus.
Agora eles haviam feito algo muito ruim. Trocaram Deus por um ídolo feito por mãos humanas, um bezerro de ouro. Algo que desagradou profundamente a Deus, e Ele decidiu que não iria mais acompanha-los (Êxodo 33.3).
Pense por um instante que você foi fazer uma viagem a passeio para um país que nunca visitou, uma terra completamente estranha e desconhecida. Você terá um guia para instruí-lo e garantir sua segurança. Contudo no meio da viagem por causa de um desentendimento o guia decidi não mais fazer parte da viagem. Como você se sentiria em relação a viagem?
Não era simplesmente o guia da viagem, mas aquele que dava sentido a viagem, aquele que os libertara e sustentara no deserto, aquele que deu razão e liberdade para suas vidas. E agora Ele decide que não vai acompanha-los mais.
Aterrorizador, não?! Mas Móisés sabia da importância da presença dEle nessa jornada, e então ele faz um dos clamores mais belos e intensos de toda a sagrada escritura. — Se não fores comigo, não adianta não sairemos daqui. Um reconhecimento da dependência de Deus.
Que nível de importância temos dado a essa companhia essencial na nossa jornada? Ele têm estado presente conosco ou nem percebemos que Ele deixou de nos acompanhar? Vale a pena pararmos e verificarmos se temos a presença dEle em nossa viagem. Somente Ele vai dar sentido a caminhada e nos fará chegar a terra prometida.
Desafios
- Você costuma clamar pela presença de Deus em sua vida?
- Que diferença faz a presença dEle em seu dia a dia?
- Releia o capítulo 33 inteiro do livro de Êxodo e veja o que a ameaça da ausência da presença de Deus provocou em Moísés;
- Ouça a canção: Tua presença — Canção e Louvor.
Oração
Paizinho. Sem a tua presença não faz sentido continuar na jornada, és o meu mantenedor e meu protetor, só chegaremos à terra prometida com a tua companhia. Ensina-me a valorizar a tua presença. Obrigado por sempre dispô-la para mim. Amém.
Escrito por Lucas Filipe Klann