Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. (Romanos 12:4,5)
Na maioria das vezes que olho para o céu fico admirada e converso com o Pai e digo: “Como Tu És incrível, quanta criatividade!”. Ao perceber o quanto tudo foi criado diferente para ser único, por exemplo as florestas com as múltiplas variedades de espécies de árvores garante a produção de oxigênio à partir do dióxido de carbono, nesse momento é impossível não lembrar do Salmista.
“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” (Salmos 19:1)
Assim como foi inspirada a comparação que o Apóstolo Paulo fez da igreja de Cristo como corpo, é incrivelmente simples e ao mesmo tempo complexo, a anatomia do corpo é espetacular, cada órgão, ossos todos diferentes, qualquer um que se revoltar e dizer: “hoje eu não trabalho”, o corpo perde a sua vitalidade, Já pensou se o coração olha para o fígado e diz: “Você trabalha ai, que hoje vou tirar folga”, algo desastroso aconteceria.
Este é um princípio divino em toda criação, vocês serão diferentes, mas juntos serão UM, para exercer um único plano.
“Deus se apresentou a Moisés como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, pronunciando sua capacidade e desígnios eternos. Ele lidou com três indivíduos diferentes em três dispensações diferentes continuando a sequência da mesma visão sem falhas. Abraão, Isaque e Jacó eram três entidades humanas distintas, atuando na proclamação de um propósito divino e alcançando o objetivo máximo não apenas individualmente, mas também coletivamente.” — Emmanuel Ziga
Esse é o nosso Deus que usa os diferentes para se tornarem únicos em seu plano eterno, esta é a importância de respeitamos as diferenças, assim como os dons que o Espírito distribuiu conforme a necessidade.
“Se você possuísse todos os dons, não teria a necessidade de mais ninguém, e isso destruiria um dos propósitos de Deus — ensinar-nos a amar uns aos outros e a depender uns dos outros.” — Rick Warren
E outro fator é se uma pessoa tivesse todos os dons ela não seria eficiente, pois nunca poderia exerce-los TODOS ao mesmo tempo, portanto há diversidades de dons porém um só Espirito e este é o segredo da magnificência de Deus.
Fomos milimetricamente projetados por Deus, como pessoas singulares dotadas de valores particulares, com dons e ofícios divinos para cumprir o plano d’Ele na unidade de Cristo, e desta forma sermos completos para um só propósito:
“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:20,21)
Desafios
Como você lida com os diferentes? Passe a observar no dia de hoje, quantas coisas somente funcionam porque são diferentes.
Oração
Obrigada(o) Pai por ter me feito diferente e única(o), e principalmente ter jogado fora a minha forma, e me ajude a saber a cada dia mais a ser grato por tudo que TU criastes diferente, pois tudo foi para um único propósito , o de SERMOS UM contigo.
Escrito por Ana Paula Nascimento