Por isso riu consigo mesma, quando pensou: “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?” — Gênesis 18: 12
Quantos já não se sentiram a última bolacha do pacote ou a tampa do pão de forma? E os famosos times de educação física do colégio. Nunca ser escolhido pelo time forte, ficar sempre na reserva e quando entrava ninguém jogava a bola pra ti (risos)! Entre outras situações similares.
Oh Céus! Enfim, era o prenúncio do que iriamos passar ao longo da vida, sempre por alguém, seremos considerado(a) um(a) incapaz para determinada situação, apenas porque alguém olha seu perfil exterior e diz: Esse não, é improvável!
A partir de Genesis vemos exatamente como Deus ama escolher os improváveis, entre tantos vamos destacar o agir d’Ele na vida dessas três mulheres, que para sociedade da época e até os dias de hoje seria improváveis fazerem parte da história e serem responsáveis em gerar os descendentes de Israel. A primeira Sara uma idosa de noventa anos de idade, passou a vida aceitando o fato de não ser mãe e agora receber a dádiva de gerar o filho da promessa (Gênesis 18:14), sua nora Rebeca ficou vinte anos estéril (Gênesis 25:22), depois teve os gêmeos (Esaú e Jacó), duas nações saíram do seu ventre, e Raquel estéril (Gênesis 30:22), gerou aquele que iria salvar sua descendência da fome, sendo o governador do Egito.
Lendo a história dessas três mulheres, apreendemos que quando alguém dizer que é impossível isso ou aquilo acontecer conosco, devemos sorrir e agradecer, pois nessa hora descobrimos que podemos estar na lista dos improváveis de Deus. O próprio Jesus teve esse pré-julgamento:
“Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.” (João 1:46)
Portanto a palavra Deus tem a verdade, e é nela que temos que nos respaldar, lendo as escrituras encontraremos homens e mulheres que para a sociedade seria impossíveis fazer parte da história e ter um futuro grandioso, mas para o nosso Pai Eterno não há causa impossível.
“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;”(1 Coríntios 1:27)
Desafios
- Consegue lembrar de algum momento que você foi considerado(a) improvável? Lembrou? Agradeça porque você faz parte de um plano maior;
- Tenha somente Fé. “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1);
- E todas as vezes que te fizerem sentir assim, lembre-se nosso Pai tem seus meios de nos moldar e fortalecer para vivermos algo além daquilo que pensamos ou imaginamos. “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,” (Efésios 3:20).
Oração
Pai Eterno, obrigado(a) pelo teu cuidado e zelo, creio que tens me moldado para entender e compreender o processo, me fortalecido mesmo em meio a descréditos internos e externos, porém a Sua misericórdia tem me alcançado. Ainda que o curso do rio seja para baixo, eu creio que se for de sua vontade e para cumprir seu plano em minha vida o Senhor fará corre para cima.
Escrito por Ana Paula Nascimento