As coisas encobertas pertencem ao Senhor , nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. — Deuteronômio 29:29
O capítulo 29 de Deuteronômio trata das palavras da aliança que Deus deu ao povo de Israel. Trata do final do ministério de Moisés e preparação de Josué, fornecendo uma estrutura para compreensão da vontade divina.
O contexto de Deuteronômio é instrutivo. Ele lembra ao povo a necessidade de sua Palavra para conhecer sua vontade. Isso provaria ser uma mensagem que Israel precisava ouvir. A antecipação da terra prometida pressionaria os limites da fé de Israel, uma vez que o povo atravessava pelos obstáculos que frequentemente se encontram na brecha entre a promessa e o cumprimento. Diante das incertezas que acompanham a vida em um mundo caído, Israel precisava ser lembrado de que a obediência à Palavra de Deus estava no centro de conhecer a vontade de Deus para suas vidas. Em Deuteronômio 29 está uma distinção entre “as coisas encobertas” que pertencem a Deus e “as coisas reveladas” que pertencem a nós e a nossos filhos.
O conhecimento “encoberto” pertence somente a Deus. Podemos chamar isso de inescrutável de Deus. Há coisas conhecidas apenas por Deus que estão fora do nosso alcance. Porque Deus é infinito e incompreensível, ele tem perfeito conhecimento de si mesmo e de todas as coisas (Rm 11:33–36).
Por vez, nós que somos finitos e incompletos, desde que fomos criados dependemos de Deus para conhecer sua vontade. Ou seja só conhecemos sua vontade através de sua revelação por meio da palavra. Deus é o melhor intérprete da sua própria vontade.
As escrituras são muito importantes pois representam a auto revelação da vontade de Deus por escrito.
A vontade de Deus é que você obtenha o caráter de Cristo e para isso é preciso meditar na sua palavra e aplicá-la (João 7:16, 17; João 6:38; 2 Timóteo 3:16, 17).
Talvez você se pergunte será que eu consigo fazer a vontade de Deus? Sim, você consegue, pois a Bíblia diz: “Os seus mandamentos de Deus não são difíceis de obedecer.” (1 João 5:3). Isso não quer dizer que sempre vai ser fácil obedecê-los. Mas os benefícios compensarão em muito qualquer esforço que você fizer. O próprio Jesus disse: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.”(Lucas 11:28).
Desafios
- Busque sempre a obediência a palavra de Deus pois ela te norteará;
- Deus te deu o obvio, a revelação da sua palavra, a Bíblia, então deixa o resto com ele, teu futuro a Deus pertence;
- Assista: https://youtu.be/uN-dzmvwq8Q.
Oração
Deus amado, me ajude a tomar decisões certas em minha vida para favorecer a tua vontade. Decisões comparadas com tudo aquilo que a tua palavra me ensina a fazer. Que eu nunca venha colocar o carro na frente dos bois senhor, mais que eu tenha a paciências e confiança de esperar em ti, aplicando tua palavra em minha vida todos os dias, amém!
Escrito por Arony Soares