Bezalel — O Artista

UMADBRU
3 min readJul 9, 2021

--

“Disse então o Senhor a Moisés: “Eu escolhi a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.” (Êxodo 31:1–2)

Bezalel, tornou-se o prodígio de sua família. Segundo historiadores, ele tinha treze anos quando Deus o chamou, dizendo: “e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhes destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo tipo de obra artesanal” (Êxodo 31:3–5).

Que privilegio, além de ser escolhido pelo próprio Deus, Bezalel é inteiramente capacitado e se torna o artesão responsável pela construção do Tabernáculo, pensa na responsa. Ele e seu estagiário (rs), ou melhor, seu assistente, Aoliabe, foram chamados de artífices dotados, capazes de ensinar outros.

“Então Moisés chamou Bezalel e Aoliabe e todos os homens capazes a quem o Senhor dera habilidade e que estavam dispostos a vir realizar a obra”
(Êxodo 36:2)

Aqui entendemos que para adquirir habilidade e conhecimento, é necessário estar disposto a aprender. Bezalel se fez totalmente disposto a cumprir seu chamado e realizar o projeto da qual Deus já havia revelado em detalhes a Moisés. Ele completou sua tarefa com excelência junto de sua equipe, fez valer seu chamado e louvou ao Senhor através de seu trabalho.

A Bíblia relata que Bezalel produziu também a Arca da Aliança, e os demais utensílios descritos em Êxodo 37:1–38:1–8. Além de toda sua disposição ao servir, Bezalel exemplifica o quanto nossas habilidades, como por exemplo, artística, devem se fazer submissas ao senhorio de Cristo, e o louvar.

Assim como nos tempos dele, a arte faz parte do nosso cotidiano, através de músicas, livros, filmes, posts e por aí vai. A consumimos em todo instante, assim como também a exercemos. Acredite se quiser, em algum nível, eu e você somos criativos. Somos chamados a criar, afinal, somos a imagem e semelhança do Criador: “Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). E se “a palavra de Cristo habita ricamente em vós” (Colossenses 3.16), é natural que nossas criações revelem o caráter do Criador a quem adoramos.

“Você pode imaginar as suas criações, os produtos do seu empreendedorismo, entrando na eternidade? Você está criando de tal forma que o Senhor verá o seu trabalho como uma oferta e um culto?” — Jordan Raynor

Desafios

  • Deus nos criou diferentes uns dos outros, e é diferente que devemos almejar fazer. Mas como fazemos isso? A resposta é: adorando a Deus com nosso trabalho, com nossas habilidades.
  • Dica de leitura: “Arte e a Bíblia” de Francis A. Schaeffer, e “Chamados para criar” de Jordan Raynor.

Oração

Meu Criador, te agradeço por ter me criado a Sua imagem e semelhança, pelas habilidades confiadas a mim, grata(o) sou. Ensina-me a louvar-te através delas, que eu jamais esqueça que tudo é para Tua Glória. Quero manifestar a Ti e ajudar a transformar a sociedade para Teu louvor. Amém!

Escrito por Rayssa Grignani

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet