“…Venham comigo…” — Marcos 1.17
“…Venha comigo…” — João 21.22
Jesus direcionou essas palavras a Pedro em dois momentos distintos de sua vida. O primeiro foi inédito, Pedro estava com seu irmão pescando no lago da Galiléia e Jesus os convidou para o seguirem e aprenderem com ele. Então eles prontamente largam tudo o que estavam fazendo e passam a serem discípulos de Cristo. O que acontece então é que eles passam a viver todos os dias com Jesus, tudo o que Jesus os mandava fazer, eles obedeciam, onde Jesus estava, lá estavam seus discípulos.
O segundo momento aconteceu após a morte de Jesus, Pedro possivelmente abalado com a perda de seu mestre, retorna para o mesmo lago da Galiléia onde volta a pescar. Mas Jesus que acabara de ressuscitar, outra vez vai ao encontro de Pedro, e estende mais uma vez sua graça a ele, e o convida novamente para ser seu discípulo, mesmo que Pedro o tivesse negado e abandonado em seus últimos momentos antes da crucificação, Jesus o chama para ser seu discípulo novamente.
Não havia mérito em Pedro em nenhum dos dois momentos, o que houve foi que a graça foi derramada sobre a vida de um simples pescador, um simples pecador, e isso mudou tudo. Ao aceitar seguir o mestre, Pedro aceitou o mais incrível chamado! O chamado que transformou a vida de Pedro. O chamado para ser discípulo.
Quando somos convidados por alguém para fazer algo ou ir a algum lugar, sempre medimos se esse convite vai nos beneficiar mais do que o que estamos fazendo no momento. Pedro abandonou as redes de pesca duas vezes sem titubear. Pois seguir o mestre é sempre a melhor decisão. Decida ser discípulo. Aceite todas as implicações do discipulado, se for necessário abrir mão de algo, o faça. Mesmo que custe toda a sua vida, mas siga o mestre. O simples fato de estar com Cristo dará sentido a tudo.
Desafios
- Estamos começando uma série de devocionais sobre as implicações de ser discípulo, se comprometa a fazer todos os dias e convide mais amigos para junto com você aceitar o desafio de se tornar um verdadeiro discípulo de Cristo;
- O chamado do discipulado é estendido para mim e você, comece aceitando. O discipulado requer uma obediência completa e renúncia. Avalie o seu nível de renúncia. E se necessário for abra mão do que o impede de seguir a Jesus por inteiro;
- Ouça a música: Canção de um certo Pedro — da dupla Projeto Sola;
Oração
Pai, obrigado por derramar em mim sua graça e me chamar para segui-lo, sei que não há mérito em mim, mas mesmo assim estendesse seu amor sobre minha vida. Ajuda-me a renunciar o que for preciso para que eu possa me tornar teu discípulo e possa levar outros a tomar essa decisão também. Amém!
Escrito por Lucas Filipe Klann