E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura. — Marcos 16:15 NAA
Se você é um cristão nunca poderá ignorar o chamado que Jesus faz a você para estar com Ele, andar com Ele, aprender com Ele e reproduzir com Ele.
Ser discípulo de Jesus é uma atribuição para aqueles que por meio de revelação ouvem, entendem e se submetem ao seu chamado para se envolver em sua obra no contexto do seu reino.
Não existe cristão que não fora chamado, como não existe discipulado sem uma experiência diária com Jesus e por isso a trajetória do Senhor com os seus discípulos foi sempre centrada num chamado para estar e caminhar com Ele.
Somos enviados por Jesus a fazer discípulos!
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos. (Mateus 28:18-20 NAA)
Quando somos discípulos do Mestre e passamos a fazer discípulos, passamos a ir ao encontro das ovelhas perdidas.
Nossa tarefa de fazer discípulos deve começar, em primeiro lugar, pela igreja "nós". Isso porque, para que a Igreja "nós" esteja preparada para receber os perdidos e transformá-los em discípulos, precisa ser uma igreja "nós" sarada. Precisamos cuidar para que a igreja "nós" não seja um ambiente contaminado pelo pecado, pela maledicência, fofoca, prostituição, inveja, ciúmes, mágoa, etc. Discípulos saudáveis só podem ser formados em ambientes saudáveis.
Precisamos ter 5 características para cumprir o chamado de forma correta. Desafio você a buscar ser um discipulador e cumprir o chamado de Deus.
Desafios
- Disposição: A pessoa que quer ensinar outra a ser seguidora de Jesus Cristo tem que ter disposição convicta em sua vida de que está fazendo um serviço para seu Senhor e Salvador, e que investir sua vida em outra vida é um dom precioso que o Espírito Santo nos concede em sua maravilhosa graça. Disposição importa porque é o dínamo que te impulsiona a seguir em frente mesmo quando não puder vislumbrar o resultado de seu discipulado.
- Compromisso: Esta é a parte onde você abre sua agenda pessoal para dar um importante espaço para um encontro especial com aquela pessoa que você quer ver moldada à imagem de Jesus Cristo. Então, esteja chovendo ou não, esteja alegre ou triste, aquele dia e horário são dedicados àquele encontro com a pessoa que o Senhor designou para você cuidar. Portanto, faça isso com zelo. A pessoa que está aprendendo sobre como se tornar uma cristã está ansiosa para ter sua vida transformada, e você é o instrumento que Deus está usando para que isso seja realizado.
- Amor: Amor é a essência de tudo. Deus é amor. É por amor que você discípula alguém. O amor é sacrifício, dedicação, ação e transpiração, sem acepção. Sem amor nada somos, nem seremos!
Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. (João 15:13) - Intenção: Você pode andar com a pessoa, ter um bom relacionamento com ela ensinar sobre teologia e doutrina, falar sobre como deve ser a vida cristã, mas nada disso é discipulado se não houver intenção de tornar essa pessoa seguidora de Jesus Cristo. Ah, não entendi?! A instrução, correção, educação, exortação têm que ter o propósito explícito de tornar alguém uma seguidora de Jesus Cristo, tem que haver aliança, compromisso de ambas as partes, um selo. Sem intenção não há discipulado, há apenas uma conversa sem objetivos.
- Misericórdia: Esta é a parte onde temos que perdoar setenta vezes sete. Os nossos pecados, geralmente, se voltam para quem está mais próximo e assim será no discipulado. Quem discipula será alvo certo do aprendiz. As imperfeições de quem aprende se manifestarão no convívio, na proximidade e na convivência entre discipulador e discípulo. Então, haja misericórdia para perdoar assim como Jesus nos perdoou.
Oração
Amado Deus, me ajude a ser um discipulador e cumprir o chamado, que eu tenha disposição e compromisso com o próximo ensinando e amando com a intenção de demostrar o teu evangelho através da prática e não só por palavras e que tua misericórdia e graça venha estar sobre minha vida a ponto de as pessoas poderem sentir o teu perdão, amém.
Escrito por Arony Soares