“Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.” (1 Coríntios 12:26)
É impossível falarmos de compaixão e não lembrarmos de Jesus, fico a imaginar, o que Ele sentiu quando escutou aquele grito: “Filho de Davi tem compaixão de mim!”, como se tivesse dito “COMPAIXÃO, tenha compaixão de mim”. Jesus movia-se em compaixão, morreu e ressuscitou por compaixão a nós.
Talvez você já tenha visto um vídeo (se não, assista no final) de um menininho, que ao olhar para um tronco de árvore caído na estrada que obstruía o trânsito, ele desce do ônibus, coloca a sua mochilinha no chão e começa a empurra, enquanto todos estavam desolados, ele com essa pequena atitude, moveu todos a sua volta, ele se compadeceu de uma situação, agiu e provocou a união. Uma das lições que podemos tirar é que, quando tenho um coração compadecido, não ficarei de braços cruzados, mas sim abrirei e entregarei em favor do outro, para cumprir uma missão. Como apreendemos nesta semana que:
- A unidade é o plano de Deus para Nós: Deus entregou seu filho Jesus para que juntos possamos alcançar a restauração de seu plano perfeito a vida eterna (João 17:11);
- Unidade é uma missão para o dia a dia: Jesus disse eu sou o caminho e a vida ninguém vem ao Pai a não ser por mim, Ele nos uni ao Pai e todos os dias temos que lembrar disso, somente desta forma vamos viver o que os nossos irmãos da igreja primitiva viveram (Atos 2.47b);
- As diferenças e a Unidade: Quem montou um time de diferentes e disse ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a Criatura. E para isso dotou a cada um de nós com dons e capacidades especificas exatamente para dependêssemos um do outro, em compaixão me uno ao meus diferentes, como as partes do corpo. (Romanos 12:4,5);
- Unidade e o Discipulado: Jesus também disse ‘Fazei discípulos de todas as nações”, ou seja, se compadeça de todas as almas que ainda não me conhece e leve a mensagem até eles, e os acompanhe. Para tanto temos que abrir mão do nosso conforto, para ensinar e ajudar os outros nessa caminhada. (Atos 5:42);
- Partilhar do Pão — Modo de Agir em Unidade: Nessa passagem de Atos 2:46, me diz se isto não era compaixão, repartir o que temos, colocar-me no lugar, sentir a sua necessidade e compartilhar, quem nos ensina agir assim? “E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.” (Mateus 14:19)
Sendo assim a compaixão é o elo perfeito da unidade, ou seja, JESUS foi a materialização do que é ter essa compaixão para os nossos semelhantes. Ele olhava para o próximo como alma e seu olhar era como imã, que resultava na unidade daqueles que o cercavam. Que seu desejo e que seus olhos continuem a atrair através dos nossos olhos e em UNIDADE faremos algo extraordinário, vamos chorar, mais também vamos sorrir (I Coríntios 12:26).
Desafios
- Faça os desafios proposto durante essa semana.
- Assista esse vídeo e tire sua própria lição: https://www.youtube.com/watch?v=cinIaODneJo
Oração
Papai querido, me dê um coração igual ao teu, olhos que olhem almas como os de Jesus. Espírito Santo preciso de seu auxilio, assim como conduziste Jesus em todo o tempo, assim como Ele desejo ser dependente de ti, que meu coração transborde em mover-se de intima compaixão como o de Jesus, pois só assim alcançarei a plenitude de viver em Unidade aqui na terra como no céu.
Escrito por Ana Paula Nascimento