Compaixão — Auxiliando na cura do próximo

UMADBRU
3 min readJun 11, 2021

--

Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. (Marcos 2:3–5 NVI)

O cenário narrado em Marcos 2:1–12 é de uma baita aglomeração em uma das casas da cidade de Cafarnaum. Era gente de todo e qualquer tipo, amontoadas por dentro e fora da casa para poder ouvir Jesus anunciar sua mensagem de vida e salvação… Bateu até saudade de uma aglomeração né?

As pessoas ao descobrirem que Jesus estava na cidade, sempre faziam de tudo para poder chegar o mais próximo e ouvi-lo. E não foi diferente com os quatro amigos de um paralítico, que com muita confiança e fé no Mestre em que já tinham ouvido falar, o levaram até Jesus.

Maior que toda dificuldade, era o amor e compaixão que os amigos tinham pelo paralítico. E a história você já sabe, vendo que os obstáculos para chegar até Jesus eram grandes, os amigos fazem uma abertura no teto e o descem junto a maca até Jesus, que, revelando Sua natureza divina e Sua compaixão, cura aquele paralítico. Jesus reconhece a atitude de fé dos quatro amigos, e pela fé o perdoo e curou.

Esses quatro amigos nos trazem uma boa reflexão sobre compaixão. Quanta das vezes o nosso amor ao próximo nos motiva a tentar aliviar o sofrimento das pessoas que tem enfermidades ou que passam necessidades, mas, Jesus nos ensina que o verdadeiro amor ao próximo é realizado quando priorizamos a salvação eterna, sim, quando apresentamos o Salvador.

É nesses momentos de fragilidade, dor e vulnerabilidade que temos a maior oportunidade de apresentar Cristo. Só Ele tem poder para tirar todo o pecado do coração, curando primeiramente o espírito. Tem poder para curar qualquer doença do corpo, e sarar os sentimentos e feridas da alma. Assim como fizeram os quatro amigos levando o paralítico ao lugar certo, diante do médico dos médicos.

“Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” (Salmos 147:3)

Desafio

Faça como os amigos do paralítico, apresente Jesus aos seus também. Experimente começar com o envio daquele louvor que tem falado fortemente com você, ou aquele versículo/passagem, até mesmo os devocionais, mensagens ou podcast que você consome com frequência. Deus trabalha através de pequenos gestos, são atitudes de fé. Faça sua parte e deixe o Espírito Santo agir.

Oração

Pai, purifica meu corpo, alma e espírito, e floresça em mim a compaixão. Que eu jamais me intimide de falar de Ti, mas que eu seja um agente de cura, disposto (a) a apresenta-te como Senhor e Salvador. Amém!

Escrito por Rayssa Grignani

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet