“Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.” (João 11:33)
“Nossas lágrimas não são expressões de fraqueza, mas sim de nossos sentimentos. Quando os sentimentos nos oprimem, os pensamentos nos afligem, as emoções nos sufocam e não encontramos consolo para nossa amargura, permita-se chorar sem medo. Deixe as lágrimas rolarem, lavando alma e aliviando a dor!” (Livro Lápide de Lágrimas).
Quando vivi a maior dor do mundo até hoje, o maior consolo que recebi. foi quando uma amiga chegou perto e disse: “Encoste aqui e chore.”. Era tudo que eu precisava, como diz o autor Rick Warren “A compaixão satisfaz duas necessidades fundamentais do ser humano: a de ser compreendido e a de ter seus sentimentos respeitados” e na hora do choro não há evidência maior de acolhimento.
Muitas vezes as pessoas na ânsia de ajudar quer dar um jeito de fazer a pessoa parar de chorar, tenta mudar o foco do momento ou dizer palavras para confortar. Mas a palavra nos orienta “Alegrai-vos com que se alegram e chorai com os que choram” (Romanos 12:15). Ou seja compreender e respeitar o momento de alegria ou de tristeza, estaremos exercendo a compaixão.
Desafios
- Na próxima vez que alguém estiver a chorar perto de ti, não excite, deixe fluir e se possível ofereça seu ombro. As lágrimas aliviam o coração e representa o verdadeiro sentimento para expressar o que a pessoa esta sentindo, sem palavras. Se não deixar a pessoa chorar poderá reprimir a emoção e prender o sentimento e será um veneno para alma. Permita o choro pois as lágrimas secam e cessam como diz o Salmista: “O choro pode dura uma noite, mas alegria vem pelo amanhã.” (Salmos 30:5). Deixa rolar!
- E você! Quer chorar? Chore! Sinta o abraço do Espírito Santo, ele está ai contigo, exatamente agora.
Oração
Obrigado(a) Pai Eterno, por esse presente que nos desse de podermos expressar nossos sentimentos através do choro, muitas as vezes que senti o Teu amparo, agora Pai não me deixe ser insensível a dor do meu próximo, que eu possa com ajuda do Espírito Santo me mover de intima compaixão assim como Jesus.
Escrito por Ana Paula Nascimento