“…Eu fui feito para um propósito, e isto tem a ver com a China, mas Deus me fez rápido também. Quando eu corro, sinto que Deus tem prazer, e ao correr e vencer, isso se tornará em honra para Ele.” — Eric Liddell
Lá estava seu pai lendo mais uma vez o jornal do dia em voz alta, como de costume. Todos paravam para ouvi-lo, mas naquele dia foi diferente, uma notícia despertou o interesse do pequeno Eric, a Escócia acabara de ganhar sua primeira medalha olímpica, tratava-se do ouro ganho por Wyndham Halswelle, na corrida de 400 metros rasos. Essa notícia inflamou o coração do pequeno Eric.
Nascido na China, filho de missionários, Eric foi educado num colégio interno onde descobriu uma de suas vocações, ser atleta. Seu talento para o atletismo lhe rendeu muitos recordes. Outra de suas vocações veio do lar, seu coração também ardia pelas almas chinesas, ele sabia que lá era o seu lugar. Essa convicção aliada com suas vocações gerou certo conflito na mente de Eric por certo tempo. A ponto de ele não saber o que fazer. Sua mãe foi primordial nesse período, e foi ela que o aconselhou a usar seu dom para glória de Deus, e foi isso que Eric fez ao pé da letra.
Eric foi treinado arduamente e dividia seu tempo entre treinos, estudos e comunicar sua fé em Deus. Foi através desse empenho que ele conseguiu uma vaga para correr na olimpíada de 1924 em Paris, sua especialidade? Os 100 metros rasos. Contudo ao receber o cronograma das corridas ele percebeu que suas corridas classificatórias seriam aos domingos. Todos sabiam que Eric dedicava os domingos não para treinos, mas sim para o Senhor, ele não estava habituado a correr nesse dia e nem abriria mão dia que ele dedicava a Deus. Portanto foi decidido que Eric iria correr os 200 metros e os 400 metros, que não eram suas especialidades. O resultado disso? Eric correu a corrida dos 400 metros rasos, ganhou a medalha de ouro e estabeleceu o novo recorde mundial de 47,6 segundos!
Ao ser questionado sobre seu segredo para vencer, ele relevou:
“O segredo do meu sucesso ao longo dos 400 metros é que eu corri os primeiros 200 metros tão rápido quanto eu podia. Em seguida, nos últimos 200 metros, com a ajuda de Deus, eu corri ainda mais rápido!”
O término de sua vida foi dedicado á China e às almas que lá necessitavam de Deus, foram mais ou menos 20 anos em território chinês, sua morte aconteceu num campo de prisioneiros japonês aos 43 anos, mas ele viveu com a mesma excelência com que corria, viveu correndo rumo ao alvo, ao prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Eric nos deixou o legado de impactarmos todos a nossa volta com o amor por Deus e com o empenho em honrá-Lo em todas as coisas.
Desafios
- Dica de filme: Carruagem de Fogo (1981), esse clássico conta a história da preparação dos atletas para a disputa da Olímpiada de 1924, narrando tudo o que Eric viveu e a escolha que ele fez.
- No que você é bom? No que você pode honrar a Deus? E de que forma tem se preparado para isso? Responda para si mesmo, e corra em direção a sua vocação.
Oração
Pai. Ao olhar a vida de Eric, percebo o quanto posso fazer para honrá-lo, todos os dias me dás a chance de correr para ti, me lançar aos teus pés, e fazer meu melhor para honrá-lo. Perdão por ainda não ser tudo o que me criaste para ser, mas me ajuda a chegar lá! Quero viver para ti e fazer as escolhas que honrem a vocação para qual me chamasse. Amém.
Escrito por Lucas Klann