“Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês” (João 16:7)
Eu fico tentando imaginar a reação dos discípulos ao ouvir isso de Jesus, pois eles estavam até então andando com o Emanuel, o Deus conosco, e do nada Jesus manda uma dessa, dizendo que precisaria ir mas enviaria o Consolador. Se eu estivesse ali no meio, eu indagaria, como assim Jesus? “é melhor para vocês que eu vá”? O que é melhor que ter o Deus conosco?! E a resposta é: ter Deus dentro de nós!
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês. (João 14:16,17)
Jesus tinha essa consciência que era necessário que ele fosse para que pudéssemos receber o Espírito Santo, pois é o Espírito Santo que nos torna parecido com Jesus e nos molda segundo o seu caráter.
É através do Espírito Santo também que conseguimos suportar uns aos outros, pois querendo ou não, cada um de nós pensa de uma forma diferente e tem sua própria personalidade, seria impossível vivermos em união se não tivéssemos o Espírito Santo.
É claro que ainda não chegamos a plenitude do viver em unidade, mas conforme somos aperfeiçoados pelo Espírito Santo através do Fruto do Espírito, nos tornamos mais parecidos com Jesus e consequentemente passamos a amar nosso próximo com o Amor de Deus, onde mesmo que meu irmão falhe, eu o perdoo e não guardo rancor.
Desafios
- Leia Atos 2 e veja como o Espírito Santo produziu a unidade entre os irmãos que iam sendo salvos;
- Em suas orações, substitua o “Eu” pelo “Nós”. Note que nos versículos citados no devocional, Ele sempre fala no plural. Até mesmo a oração modelo deixada por Jesus iniciasse com um “Pai Nosso”.
Oração
Senhor Jesus, obrigado(a) por não ter nos deixado só, mas ter enviado o Consolador, que é o Espírito Santo. Por mais que nós não tenhamos você aqui por perto, eu percebo que em nós o Senhor está sendo gerado através dEle. Amém!
Escrito por Jonas Araldi