“e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-poderoso. — 2 Coríntios 6:18
Penso que de todos os nomes e atributos de Deus, chama-lo de Pai, seja o mais complexo sendo o mais singelo. Quando criança ouvia as orações dos adultos, ao se direcionar a Deus com aquelas palavras cheias de efeitos especiais, que Ele se tornava um Ser inacessível a minha pequenina mente.
Com tempo deparei que é mais do que chama-lo, é considera-lo como PAI.
É difícil quando temos como régua de medida a paternidade humana, seja ela boa ou ruim, que por consequência bloqueia o nosso acesso real ao PAI ETERNO.
O profeta Isaías em sua oração declarou: “Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai: nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade." (Is. 63:16).
Portanto, passamos a compreender o porquê Jesus sempre se dirigia a Deus como Pai, Ele estava nos ensinando, pois é assim que o Senhor deseja ser chamado pelos seus filhos, o Pai deseja se relacionar (“e lhes serei Pai…”). Nosso Pai Celestial, não é inconsequente ou mutável, muito menos limitado ao tempo. Ele é, e sempre Será, foi Ele que nos formou: “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” (Sl. 139:16). Ele projetou o nosso propósito de vida, antes que nossos pais soubessem de nossa existência.
Logo, a imagem do pai terreno é um símbolo imperfeito (por melhor que seja), o Pai Eterno é transcendente a mente natural. O relacionamento que Jesus tinha com o Pai, é o mesmo que Ele deseja que tenhamos, “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviastes.” (João 17:21).
E a maneira de conseguimos é aceita-lo, reconhece-lo e obedece-lo como PAI Eterno e confiar tudo n’Ele, pois JESUS e o ESPIRITO SANTO nos uni a ELE.
Desafios
- Reflita e medite: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gálatas 4:6,7);
- Crie o hábito de chamar Deus de PAI em suas orações;
- Se você tem algum bloqueio quanto à figura paterna, leve isso ao PAI dos PAIS, Ele sabe como desbloquear;
- Agora te convido a fechar seus olhos e ouvir essa canção: https://www.youtube.com/watch?v=ev4UWZsWfkU.
Oração
Oh Pai! Papai querido, tu conheces meu coração, sabes o quanto que o nome pai mexe com o meu interior, mas hoje sou feliz por saber que o SENHOR me aceitou como filha(o) e tem sido meu PAI mais que perfeito, em seus braços tenho descansado, tenho sentido o teu cuidado e zelo por mim, meu desejo a cada dia é cumprir o teus desígnios e poder dizer como Jesus: “Eu e o Pai somos um”. Te agradeço PAI.
Escrito por Ana Paula Nascimento