Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. — Romanos 13:1
Estamos vivendo dias típicos em nossa sociedade, é tanta injustiça, desigualdades, e cada vez mais, aqueles que têm a oportunidade de fazer a diferença para o povo, regem as leis de forma a buscar interesses próprios e não o bem comum da nação. E como discípulos como devemos agir? Exatamente, obedecer a Jesus quando disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Mateus 22:21).
Somos peregrinos pois, “nossa pátria está nos céus, de onde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3.20), mas enquanto vivermos nessa terra, devemos exercer a cidadania terrena como cidadania celestial.
Vivemos em uma sociedade corrupta, porém que necessita de bons exemplos, de boas referências, uma inspiração para que através de atitudes corretas, venha enxergar em nós o Mestre.
A palavra nos concede vários exemplos claros de homens e mulheres “jovens” que fizeram a diferença e não foram apáticos em seu tempo: José que governou e administrou as finanças no meio do caos, Ester que foi estratégica e livrou o povo de uma ameaça egoísta de um único homem e Daniel que administrou de forma honesta e confiável e se tornou superior a muitos do império, pelo exemplo.
A ordem é obedecer às autoridades, mais o dever de interceder por eles deve ser cumprido.
Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. (I Timóteo 2:1)
Quando nos colocarmos diante de Deus, seremos aprovados, como somos cidadãos/discípulos, pois tudo que fizermos, façamos de coração por amor e para glória de Deus:
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, conscientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que estais servindo! (Colossenses 3:23–24)
Desafios
- Leia e medite em Romanos 13:1–17 e hajamos como um cidadão celestial, como peregrino que és nessa terra.
- Ore por nossos governantes baseado em 1 Timóteo 2:1–14
- Clame a Deus sabedoria aos que governam;
- Clame a Deus bondade no coração dos que governam;
- Clame a Deus força a Seus servos que estão no poder para que não se corrompam, a fim de não envergonharem o evangelho.
Oração
Oh, Pai! Te agradeço por me dar entendimento de que devo ser um cidadão que demostre a sua glória nessa terra, me ajude a obedecer todas as autoridades desde que não fira seus princípios, e Espírito Santo me ajude a não esquecer de orar continuamente pelas autoridades a qual devo me submeter, para que eu possa ter uma vida tranquila e pacifica e obediente ao Pai.
Escrito por Ana Paula Nascimento