Discípulo, um embaixador

UMADBRU
3 min readNov 26, 2020

--

Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus. — 2 Coríntios 5:20 NAA

Talvez se eu perguntasse a você o que é um embaixador você me responderia:

É o funcionário diplomático de mais alto nível acreditado junto a um Estado estrangeiro ou organização internacional, encarregado de chefiar a missão diplomática de seu país que ostente a classificação de embaixada ou delegação, ou seu equivalente.

Mais ao estudar mais fundo a etimologia da palavra descobrimos que ela se origina do antigo francês EMBASSATOR, e do italiano ambasciatore, que quer dizer enviado em missão junto a um governo estrangeiro; portador de mensagem.

No versículo 20 nos mostra que Deus nos fez representantes legais de Jesus Cristo aqui na Terra, o apóstolo Paulo nos chama de embaixadores de Cristo. Quando leio esse texto, fico impressionado com o nível de responsabilidade que Jesus confiou à sua Igreja.

Essa responsabilidade de sermos representantes dEle aqui na Terra nos foi conferida quando Jesus delegou Sua autoridade à Igreja. Antes de ser assunto aos céus Ele disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na Terra”. E logo em seguida, passou essa autoridade para a Igreja:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:18–20).

Podemos afirmar que a Igreja, como representante de Cristo na Terra, é a maior autoridade do céu aqui. Pois, de fato, a nossa pátria original não está aqui, mas nos céus, nós somos os cidadãos dos céus. Em João 17:16, fica bem claro que não somos deste mundo. E, enquanto estamos aqui, somos peregrinos e forasteiros (I Pe 2:11). Estas palavras vêm, respectivamente, das palavras gregas paroikos e parepidemos, que são metáforas utilizadas por Pedro. Essas metáforas fazem referência a alguém que vive na Terra como um estranho, que reside aqui temporariamente, fazem referência ao céu como pátria original dos cristãos.

Assim, enquanto vivemos aqui, somos os responsáveis por manifestar a vontade de Deus aos homens, somos representantes dos Seus interesses. Nós somos como Cristo nesta Terra, somos o seu corpo.

Da mesma forma que Ele foi ungido para fazer o bem e curar todos os oprimidos, nós fomos também. Da mesma forma que Ele foi ungido para evangelizar os pobres, proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor (Lc 4.18–19); nós fomos também.

Muitas pessoas podem não ter a oportunidade de ler a Bíblia, mas elas podem ouvir Deus através da nossa boca, podem ver Deus através da nossa vida. Como disse o grande pregador D. L. Moody:

“De cem homens, um lerá a Bíblia; Noventa e nove lerão o cristão”.

Sendo assim, que possamos ter consciência dessa responsabilidade e viver à altura da posição que foi conquistada por Jesus.

Desafios

  • Seja um embaixador;
  • Fale de Jesus para alguém através de palavras ou da sua própria vida.

Oração

Amado Jesus assim como mostrasse o Pai ao mundo, que nós possamos através da nossa vida, mostrar também o Pai àqueles que estão à nossa volta. Nos ensine a ser, teu representante na terra. Pois, aqui estamos apenas de passagem. Afim de cumprir a missão que é anunciar as Boa Novas. Amém!

Escrito por Arony Soares

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet