Discípulo, um Servo

UMADBRU
3 min readOct 14, 2020

--

Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Marcos 10:42–45 NVI

Você que tem acompanhado essa série, percebe que ser discípulo é um projeto, no qual temos que adotar um estilo de vida oposto aos padrões da sociedade em que vivemos?

É uma vida de renúncia, que até mesmo aqueles que andaram lado a lado com Jesus, chamados a dedo para ser Seus discípulos, demoraram a cair à ficha, exemplo disso é essa passagem de Marcos.

Os discípulos Tiago e João agiram como qualquer um poderia agir nos dias de hoje, com objetivo de alcançar a grandeza, pensando em posições, privilégios e status, não entenderam qual era o real significado de ser importante perante Deus, apesar de vossa caminhada com Jesus, que a grandeza no reino d’Ele era expressa pelo serviço aos outros.

Jesus era o modelo para eles e continua sendo para nós, a entrega e a renúncia voluntariamente é o verdadeiro papel de um servo. Seja no templo, no trabalho ou em casa, por certo é um princípio que falhamos, pelo simples fato de querer fazer o que nos agrada, escolher a quem servir, a que horas servir, mas Jesus nos deixou o exemplo, Ele veio “para servir em resgate de muitos”, ou seja, não há seleção. Na continuação dessa passagem (Marcos 10: 49–52), Ele demostra mais uma vez ao parar no caminho, para dar vista ao cego, sendo sensível à necessidade do outro.

A uma frase popular que diz: “O servo que não vive para servir, não serve para viver!”. Carecemos ter a mesma humildade de Jesus e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para fazer o bem, não importa a quem. Colocar o interesse do outro acima dos nossos é um exercício que todo aquele que deseja ser um genuíno discípulo de Jesus deve praticar diariamente.

“Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2:4)

Com esta atitude, seremos como servos de Cristo, para que nos tornemos: “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” (Filipenses 2:15)

Desafios

  • Medite nessa passagem de Filipenses 2:1–8. Deixemos que Jesus seja o nosso exemplo;
  • Ser um discípulo que serve de maneira genuína, precisa ter a prática, e sempre custa um preço. De hoje até sábado pratique esse ato de servir (é um desafio). Não faça o mínimo, se sacrifique em prol do outro, se for desconhecido melhor ainda. Porém, não faça só, peça ajuda aquele que é o nosso ajudador por Excelência, o Espirito Santo, se o período for pouco, tente até conseguir. Quando finalizar, reflita sobre a experiência, volte aqui e compartilhe sua experiência para servir de testemunho.

Oração

Meu Pai, sabes o quanto essa passagem me constrangeu, mais quero trilhar nesse caminho de ser discípulo(a) e almejo ser cada vez mais servo, não a meu prazer, mais de acordo com a Sua vontade, peço ao Espirito Santo que me acompanhe nessa empreitada e me ajude a me tornar um autêntico(a) discípulo(a), cumprindo todos os princípios que Jesus nos ensinou, perdoe pelas vezes que tenho falhado, mais não vou desistir e sei que vou conseguir, ser um(a) discípulo(a) servo(a).

Escrito por Ana Paula Nascimento

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet