Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! — 2 Coríntios 5.17
Tudo tem um ponto de partida, e nossa jornada como discípulos também. E ela começa com o novo nascimento. Nós sendo transformados em novas criaturas. Mas como isso acontece? Por mais que possamos achar que nossas ações definem isso, a verdade é que dependemos da ação divina para nos tornarmos nova criatura.
Paulo vai nos dizer que se alguém está em Cristo, é nova criação. Ou seja, primeiro Deus nos dá uma nova posição. Visto que somos pecadores e perdemos nosso lugar em Cristo, Ele providenciou um sacrifício perfeito para que pudéssemos ter acesso ao relacionamento que foi rompido por nossos pecados e assim ganhamos nova “posição”, agora estamos EM CRISTO.
As coisas antigas já passaram… Nós temos o péssimo hábito de julgar e condenar, fazemos isso até com nós mesmos, de modo que não conseguimos deixar nosso passado para trás, sempre remoemos nossa culpa. Mas Deus não faz isso, ele de fato perdoa e deixa isso para o passado, nos aceitando hoje como seus filhos.
Sendo filhos dEle agora entramos num processo contínuo de novidade de vida, onde somos moldados e aperfeiçoados pelo Criador dia após dia. E Ele usa tudo a nossa volta para realizar sua obra em nós para que através de nós mais pessoas possam ser alcançadas e novas criaturas sejam geradas.
Então se lembre de que não há como nós mesmos nos tornarmos novas criaturas, somente com nossas forças. Não basta uma série de boas ações para que tudo se faça novo. Precisamos estar em Cristo, deixar nosso passado no passado de fato e se sujeitar ao moldar de Deus em nossas vidas. Assim tudo se faz novo!
Desafios
- Como o fato de estar em Cristo se reflete em sua vida, hoje?
- Há algo que você fez e já confessou, pediu perdão, mas não se sente perdoado?
- Leia 2ª carta aos Coríntios, capítulo 5, versículos 14–21;
Oração
Pai. Obrigado por, através da cruz, me disponibilizar nova posição em Cristo, Obrigado pelo seu perdão e por lançar no esquecimento meus pecados. E obrigado por diariamente me aperfeiçoares usando todas as circunstâncias a minha volta para estabelecer um relacionamento comigo. Perdoa-me por ser teimoso e obstinado em pecar. Ajuda-me a glorificar teu nome sendo teu discípulo e uma nova criatura em Cristo e alcançando mais vidas para Ti. Amém!
Escrito por Lucas Filipe Klann