“eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” (João 17:23)
Esse era o desejo de nosso mestre que vivêssemos em comunhão, não nascemos para ter carreira solo, pois o amor é aprendido em comunidade. Mas afinal, o que significa comunhão? O autor Rick Warren cita: Significa “experimentar a vida juntos”. Isso inclui amar altruisticamente, compartilhar com transparência, servir nas necessidades praticas, auto sacrifício, consolar solidariamente e todas as outras atividades seguidas da expressão “uns aos outros” encontradas no Novo Testamento.
Foi exatamente isso que os nossos irmãos primitivos experimentaram, uma vida de comunhão Os crentes viviam numa harmonia maravilhosa e tinham tudo em comum. Vendiam o que possuíam e deixavam os recursos a disposição para atender as necessidades de quem precisasse. Eles seguiam uma disciplina diária de cultos no templo, seguidos de refeições nas casas. Cada refeição era uma celebração vibrante e alegre, com muito louvo a Deus. O povo da cidade apreciava o que via. Todos os dias, o numero deles aumentava, e Deus acrescentava os que iam sendo salvos (Atos 2:44–47).
Que maravilha, mas havia um segredo para tudo isso, o Espírito Santo e a comunhão dos apóstolos com Jesus, eles viveram esse relacionamento de experimentar a vida juntos, Jesus em seus últimos momentos fez questão de tê-los para uma momento de comunhão, onde pôde lapida-los mais um pouco.
Após a ascensão do Senhor ao céu e a vinda do Espírito Santo na vida deles, não poderia ser diferente no versículo anterior, vimos os novos cristão passarem a viver a vida dos apóstolos, cumprindo assim o desejo de Jesus “eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” (João 17:23).
Desafios
- E você e eu estamos cumprindo o desejo de Jesus?
- O que você sente quando lê essa passagem de Atos 2:44–47 ou o livro de Atos?
- Esta disposto fazer a seguinte oração: “Pai faz de novo, Eis me aqui…?”
- Após responder essas questões façam uma oração com todo seu coração.
Oração
Pai Eterno, como almejo chegar nesse patamar dos nossos irmãos de Atos, desejo cumprir o desejo do meu Salvador como discípula(o). Espírito Santo me ajude a viver a plenitude de sua presença para que assim como Jesus ensino, eu possa viver em comunhão com os meus irmãos.
Escrito por Ana Paula Nascimento