“E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.“ (Lucas 6:32)
“Ser discípulo de Cristo, em outras palavras, não tem início em algo que nós fazemos. O processo começa com algo que Cristo fez.” — Mark Dever
Essa sem dúvidas é uma das provas mas certeira de saber se estamos no caminho ou não de ser um discípulo(a). Quando somos ofendidos ou magoados, acusados injustamente por uma pessoa, ou simplesmente temos um perseguidor de tabela, e Jesus nos pede para amar um trem desse.
Ah! como é humanamente um exercício árduo de exercer. Porém é nesse momento que conseguimos medir a nossa identidade de discípulo, e vem à mente o próprio Cristo a nos dizer : “Negue a Si mesmo e me Siga-me.”. Ou seja, se eu não obedecer aquele a quem me amou primeiro, não posso ser chamado de discípulo d’Ele, então respiramos fundo e rasgamos o nosso coração choramos ao seus pés e clamamos por auxílio.
Se Ele mesmo se negou, por que eu não posso fazer o mesmo? Na prática é amar o outro por meio de Cristo. Estevão teve essa experiência, mesmo sendo apedrejado rogou por eles.
Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu. (Atos 7:60)
Uma atitude de amor radical, Deus nos entregou primeiro e agora é a nossa vez de amar radicalmente, e somente alcançamos quando intencionalmente desejamos e buscamos através da palavra ter a mente de Cristo. E olhar para aquele que é como inimigo, através da cruz, para cumprirmos o Siga-me!
“Os discípulos de Jesus são como plantas que foram removidas com raízes de sua cultura egocêntrica e que, em seguida foram transplantadas para a cultura cristocêntrica do reino de Deus.” — Jonas Madureira.
É o morrer e viver através de Cristo, então seremos discípulos que amam incondicionalmente.
Desafios
- Você lembra qual foi essa sua última experiência de amar alguém (que lhe causou esse sentimento de inimizade). Qual foi a sua reação?
- Após leia sobre os últimos momentos de Jesus em Mateus 27, volte nela sempre que você for confrotado.
Oração
Pai eu te agradeço por me ajudar e me ensinar a cada dia mais, nesse momento eu coloco aqui (fulano(a)) a quem desejo amar, me ajude a reconhecer que como Tu me amastes devo olhar através de Cristo e amar também. A Cruz não foi por mim, foi por nós.
Escrito por Ana Paula Nascimento