Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga me. — Mateus 16:24
Você já se perguntou o que é levar a sua cruz?
Claro que Jesus não estava falando daquela cruz que Ele levou, estava falando de forma simbólica, mas de extrema importância e relevância para nós discípulos de Cristo.
Esta cruz que Jesus está dizendo que devemos levar e carregar todos os dias, traz consigo alguns significados, vejamos:
1° — Significa humilhação e vergonha.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gálatas 3:13)
Cristo sofreu a humilhação da cruz por nós pecadores e nós seus discípulos, muitas vezes nos envergonhamos do evangelho de Cristo.
2° — Significa renúncia.
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; (Filipenses 2:7)
Renúncia aqui significa este esvaziamento de si mesmo, e foi o que Cristo fez, Ele se despiu de sua glória, esvaziou-se de si mesmo assumiu forma de servo para um propósito maior, abriu mão de sua vontade, antes aceitou ser obediente até a morte e morte de cruz.
E nós, seus discípulos, muitas vezes estamos cheios de nós mesmo, vivemos muitas vezes um cristianismo egocêntrico, onde deveria ser Cristo o centro.
3° — Significa vida eterna.
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. (Mateus 16:25)
O discípulo que tomou a sua cruz, por mais que às vezes ele venha ser humilhado muitas das vezes, ainda que ele renuncie e se esvazie de si mesmo, ele alcança a vida eterna que é prometida àqueles que carregam a sua cruz!
Desafios
- Reflita: será que você tem colocado suas vontades acima da vontade daquele que te chamou?
- Leia Filipenses capítulo 2 e perceba o quão humilde é o ato de renúncia que Cristo teve por nós.
Oração
Senhor Deus obrigado pelo teu sacrifício vicário ali na cruz do calvário, me ajude diariamente a levar a minha Cruz e não deixar perdê-la de vista nenhum segundo, e renunciar minhas vontades em prol do seu reino, amém.
Escrito por Elias Alencar