Mui amados, rogo-vos, como estrangeiros e peregrinos, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que guerreiam contra a alma. Sendo o vosso comportamento honesto entre os gentios, para que, apesar de falarem mal de vós, como falam de malfeitores, possam glorificar a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós hão de contemplar. — 1 Pedro 2:11,12 King James.
Aqui está nosso grande apóstolo Pedro introduzindo a conduta de um verdadeiro discípulo de Cristo de forma prática, animando os cristãos através de seus ensinos, esses que já foram alcançados pela graça, mas que necessitam repensar diariamente seu comportamento entre os gentios (não cristãos: ainda não alcançados pela graça).
O propósito de Deus ao nos criar, foi para que sejamos um povo exclusivamente Seu, servindo-o e obedecendo-o incondicionalmente. E a exigência de Deus é nada mais nada menos que a perfeição. “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.” (Mateus 5.48). Logo, se fomos regenerados por Cristo, não faz sentido praticarmos o mau.
Este discipulado para a qual fomos chamados é sem dúvida uma proposta radical, visando uma mudança ainda mais radical. E é esta a visão de Pedro, o evangelho vai além de ser apenas crido, mas sim vivido de forma exemplar e honrosa, pois a essência do evangelho da fé, é Jesus.
Devemos agir de modo exemplar, pois somos amados por Deus, somos peregrino, estrangeiros, meros forasteiros, ou seja, não temos cidadania nesta terra, estamos simplesmente de passagem. “Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3:20).
E como proceder de forma exemplar? “abstenhais das concupiscências carnais”. Mantendo-se afastados das paixões carnais, para isso temos o auxílio de Deus através do Espírito Santo. Cumprindo esta conduta, conseguimos corrigir a visão errada que os nãos cristãos têm. Seguida dos testemunhos que virão no dia da visitação, dia este descrito em (Filipenses 2:11) “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Onde, muitos não terão desculpas diante do Senhor por conta do seu testemunho.
O testemunho fala mais alto do que as palavras, sendo assim, se vivermos o que pregamos, consequentemente haverá momentos em nossas vidas em que não necessitaremos mais pregar de boca, mas sim viver, e assim glorificaremos ao Pai por intermédio de nossas atitudes. Que venhamos almejar ser diferentes neste mundo indiferente.
Desafios
Convido você a ir além nesta meditação sobre a conduta cristã, leia os demais versículos que nos ensinam como proceder de forma honrosa, através de três exemplos básicos, baseados nas críticas que os cristãos sofriam por amor a Cristo em Roma:
- Como cidadãos: (1 Pedro 2.13–17);
- Como empregados/servos: (1 Pedro 2.18–25);
- Como cônjuge: (1 Pedro 3.1–7).
Reflita: Você tem mantido sua conduta cristã de forma honrosa e exemplar, digna de um verdadeiro discípulo de Cristo?
Seja qual for o local que você frequente, repense se tem sido luz e propagado o evangelho através de suas atitudes. Ore a Deus pedindo que o direcione em todo o seu agir.
Oração
Pai, ajuda-me a dar bom testemunho enquanto eu aqui viver, que minha vida resplandeça a tua glória e alcance aqueles que ainda não provaram da sua graça. Amém!
Escrito por Rayssa Grignani.