Dai ouvidos, ó rei, ó príncipes! Cantarei ao Senhor, entoarei um salmo ao Senhor, Deus de Israel. — Juízes-5:3
Depois da morte de Eúde os Israelitas voltaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Esta é uma frase que se repete muito no livro de Juízes, o povo de Israel ora estava buscando a Deus, ora estava longe de seus caminhos.
Depois da morte de Eúde o terceiro juiz de Israel, o povo como que de costume virou as costas para Deus. Neste contexto havia uma profetisa, mulher de Lapidote, que julgava Israel nas suas causas e vivia na região montanhosa de Efraim.
Certo dia ela pediu para chamar Baraque e disse: “O Senhor Deus de Israel te ordena: Vai ajunta uns homens de Naftali e Zebulom, e vai até o monte Tabor” Baraque respondeu: “Se fores comigo, irei; se não fores, não irei”. Então Debora como diz a narrativa, se coloca à disposição e com muita determinação vai a pelejar com Baraque a guerra, mesmo Baraque sendo avisado que o Senhor Deus de Israel iria com ele à guerra, ele só iria se Débora fosse com ele.
Não era muito comum naquele contexto as mulheres descerem a guerra e pelejar, mas aqui nos vemos uma mulher, profetisa e com muita determinação para realizar os propósitos de Deus em tempos difíceis, como era aquele onde o povo estava sendo oprimido por Sisera chefe do exército de Jabim.
Em tempos difíceis como esses que vivemos, não podemos nos esconder diante dos desafios que estão a nosso redor, não podemos nos omitir, mas sim pedir a Deus sabedoria e muita determinação para passar por essa crise que estamos vivendo.
Esses dias, passei e olhei um outdoor e dizia, “Tire o S da palavra crise, e fica crie”. Achei muito interessante, pois em momentos difíceis é uma grande oportunidade de nós colocarmos a nossa fé em Deus e com muita determinação e disposição enfrentar os problemas do dia a dia!
Desafios
- Leia os dois capítulos e entenda mais sobre a história de Débora;
- Pense e reflita sobre como você tem enfrentado os seus desafios, se você tem se omitido ou pedido a Deus força para enfrentá-los.
Oração
Senhor, obrigado pelo Senhor estar conosco todos os dias, a tua presença nos fortalece e nos anima e nos da disposição diária para enfrentar as dificuldades e crises que nos rodeiam, mas neste momento nos use como canal de bênção para as pessoas a nossa volta, e trazer uma palavra de esperança e ânimo a todos.
Escrito por Elias Alencar