Domínio próprio

UMADBRU
3 min readNov 12, 2020

--

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. — Provérbios 25:28

Você se irrita facilmente? Frequentemente você perde o controle e age impulsivamente? O que é necessário para tirar você do sério? Apesar dessas perguntas não queremos vender nenhum remédio milagroso para você.

Como é maravilhoso estar perto de pessoas que transbordam de amor, alegria, que nos transmitem paz e que sentimos confiança em estar na presença delas. Quem é cheio do Espírito Santo de Deus carrega todas essas características.

Enfrentar conflitos faz parte da nossa vida.

Os conflitos são comuns devido à individualidade do ser humano, portanto são inevitáveis. Como os conflitos são inevitáveis, conviver com outras pessoas é um desafio que só pode ser superado pelo amor.

Para não sofrermos com os conflitos e não fazermos outras pessoas sofrerem, precisamos aprender a lidar com nossos sentimentos e emoções. Para isso, precisamos permitir que Deus nos transforme em árvores frutíferas, a fim de que produzamos o fruto do Espírito Santo, e nesse fruto, encontramos o domínio próprio (Gálatas 5:22–23).

Quem tem domínio próprio não deixa a ira invadir seu coração lhe fazendo escravo de palavras que ferem o seu próximo. Quem tem domínio próprio, sente até vontade de cometer pecados como todos os outros seres humanos, mas, luta contra essas fraquezas com todas as suas forças até vencê-las. Lembre-se que na correria do dia a dia, você precisa arrumar tempo para carregar sua bateria espiritual para não perder os frutos do amor, e a tomada para carregar essa bateria se chama oração.

O domínio próprio está diretamente ligado à mansidão, afinal esta característica também faz parte do fruto do Espírito Santo. Ninguém melhor do que Jesus para nos ensinar sobre mansidão e domínio próprio, por isso Ele disse para aprendermos com Ele, que é manso e humilde de coração (Mateus 11:29). Jesus, no ápice da tentação de sua natureza humana, exercitou o domínio próprio. Quando foi traído e entregue por Judas no Getsêmani, apesar de toda angústia que sofreu, Jesus dominou sua natureza. Ele foi cuspido e açoitado, mas não blasfemou ou resmungou em nenhum momento, nem proferiu palavras de maldição contra os soldados, escribas e sacerdotes. Ele agiu como ovelha muda levada ao matadouro.

Essa disciplina espiritual deve fazer parte do crescimento espiritual de todo cristão, envolvendo um compromisso genuíno e pessoal de obedecer aos estatutos de Deus. A bíblia ensina que o domínio próprio está presente no fruto do Espírito. Sem ele, você terá poucas oportunidades de desfrutar as bênçãos de Deus em sua plenitude. Você está disposto a se disciplinar em desenvolver o domínio próprio?

Desafio

Assista ao vídeo: https://youtu.be/9-w4JUGGNyM

Oração

Senhor, obrigado por me conceder a presença do Teu Espírito. Ajuda-me a ter disciplina espiritual para que eu possa desenvolver o domínio próprio, pois sei que através dele poderei alcançar outras vidas. Em nome de Jesus. Amém.

Escrito por Arony Soares

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet