“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” — 1ª Coríntios 12.11
No começo do Capítulo 12 de sua primeira carta à igreja de Corinto, Paulo está preocupado com o modo que os coríntios enxergavam o agir do Espírito Santo. Pois havia muitos que estavam fingindo agir sob ação do Espírito Santo. É bem verdade que o Espírito Santo distribui os dons de forma diversa, e seu agir nem sempre é de acordo com os padrões que esperamos, mas o fim é o mesmo, o bem comum (1ª Coríntios 11.7).
Muitas das vezes nossas expectativas e nossa visão de mundo nos limitam a enxergar o agir do Espírito Santo, acabamos delimitando uma faixa onde Ele pode atuar e como deve atuar e muitas das vezes restringimos isso aos nossos interesses. Tiago já dizia que nos pedimos mal, porque pedimos para nossos próprios deleites.
Quando se trata do que o Espírito Santo vai fazer e do como Ele vai fazer precisamos ter sempre duas verdades máximas em nossas mentes. Primeiro: tudo que Ele faz é pensando na edificação coletiva. Então até mesmo os dons que Ele distribui a uma pessoa, não é para benefício exclusivo dela e sim de todos que estão a sua volta, ou seja, ela servirá ao bem comum.
A outra verdade que precisamos ter em mente, é o fato de o Espírito Santo ter vontade própria, portanto Ele não é um garçom ou mordomo, que se sujeitará aos nossos caprichos, Ele fará a sua vontade e ao seu modo, contudo podemos confiar que sua vontade é boa perfeita e agradável e isso nos renderá a verdadeira satisfação.
Desafios
- Em sua oração, quando você pede algo, quem é o maior beneficiado com esse pedido?
- Você tem pedido algum dom do Espírito? Nessa semana pense nisso e peça de forma que você possa servir aos que te cercam;
- Busque sujeitar seus pedidos e seus desejos á vontade do Espírito Santo, permita que Ele lhe guie;
- Ouça a canção: Sou casa — Elizeu Alves.
Oração
Pai. Obrigado por teu Espírito Santo. Sei que se importas comigo e com todos, quero servir aos teus propósitos e me adequar ao teu modo de agir. Perdoa minha teimosia e egoísmo. És soberano em minha vida, usa-me como quiseres. Amém.
Escrito por Lucas Filipe Klann