o Reino dos céus é como um negociante de pérolas em busca de pérolas escondidas ele descobriu uma Pérola de grande valor e vendeu tudo o que tinha para adquiri-la! — Mateus 13:44
Na época de Jesus essas pérolas eram muito procuradas, pois tinha um valor precioso, algumas pérolas de maior valor eram obtidas do Golfo Pérsico ou do oceano Índico, isso deixa claro que para estes mercadores era muito difícil de buscar e encontrar essas pérolas valiosas.
Este viajante que Jesus conta na sua parábola estava em busca das melhores pérolas, fica claro que sua busca foi muito bem-sucedida ao ponto de surpreendê-lo quando ele encontrou essa pérola de valor único ao ponto de entregar tudo que tinha pela pérola encontrada.
Podemos entender que essa parábola se trata da nossa disposição de entregar tudo o que temos por um bem de valor incalculável, no caso desta parábola, o Reino dos céus. O mercador entregou tudo o que tinha, pois percebeu que essa pérola era de um valor incomparável, a nossa disposição de entregar nosso “eu”, nossas vontades, nosso ego, tudo o que temos por essa pérola preciosa que encontramos, deve ser semelhante à do mercador, nós devemos compreender que vale a pena fazer de tudo para buscar essa “Pérola”, o Reino, a salvação, Cristo.
Sim todas as outras coisas perdem o valor quando comparadas com um ganho inestimável de conhecer a Jesus Cristo, meu senhor. (Filipenses 3:8)
Sabemos e cremos que a graça da salvação é um dom gratuito de Deus, porém assim como este mercador deu tudo o que tinha, assim nós devemos entregar tudo de ruim que temos, nosso eu, nosso orgulho; talvez esse seja o preço que temos que pagar para aceitar o preço impagável que Jesus pagou pela nossa salvação!
Desafio
Assim como este mercador entregou tudo o que tinha pela pérola que encontrou, qual tem sido sua disposição em se entregar, se doar por essa pérola que nós encontramos, o Reino dos céus?
Oração
Senhor meu Deus, sou grato a ti por ter me capacitado e me direcionado a encontrar esta pérola tão preciosa que é o reino de Deus, não tem valor que pague isto, me ajude a me despir cada dia mais do meu eu das minhas vontades, e que o Senhor reine em minha vida e eu possa cada vez mais viver para te servir.
Escrito por Elias Alencar