“…Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa…” (Lucas 6.48b)
Moro numa cidade que fica num vale. Nossa região é muito bem irrigada com chuvas, e não é raro sofrermos com enchentes, pois há diversos rios e riachos serpenteando nossa cidade. Já comprovamos diversas às vezes a força das águas. Quando Jesus fala de enchentes nessa parábola de Lucas 6.48, Ele está ilustrando as casualidades e calamidades em nossas vidas, aquilo que muitas das vezes é inevitável.
Seria imprudente afirmarmos que tudo de ruim que acontece em nossas vidas é unicamente resultado de nossas escolhas, a história de Jó está aí pra comprovar. A verdade é que a vida tem seus dias maus. E deles não podemos fugir, precisamos aprender a ficar firmes. Paulo já falava que precisamos nos equipar de forma correta para que possamos resistir no dia mau (Efésios 6.13).
Ser um discípulo de Jesus não nos isentará de passarmos dificuldades, o próprio Cristo deixou isso bem claro quando disse que teríamos aflições nesse mundo (João 16.33) e quando nos deu o exemplo passando por todo tipo de provação enquanto esteve vivendo entre nós. Agora como iremos encarar esse dia mau é que faz toda a diferença!
Se ficarmos somente nos lamentando ou reclamando com certeza não resistiremos, mas se nos prepararmos e firmarmos nossos passos em Cristo e na sua palavra, conseguiremos permanecer de pé! E mesmo que a destruição possa ser grande, teremos força para reconstruirmos tudo que for danificado!
Desafios
- Nessa semana estamos observando como o discípulo deve firmar sua vida, mas entenda que nem sempre as condições serão favoráveis, olhe para tudo que estais passando e busque enxergar tudo como oportunidades de glorificar a Deus;
- Pare de reclamar e volte suas energias para a palavra de Deus, lá há refrigério para sua alma e força para permanecer de pé no dia mau.
Oração
Pai! Quero firmar minha vida em ti! Sei que és minha rocha quando não possuo força para suporta o mal. Obrigado por me guardar e estar comigo. Perdão pelas vezes que não me empenhei em buscar mais de ti, mas quero a partir de hoje descruzar meus braços, parar de reclamar e fundamentar minha casa em Ti! Amém.