“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” — Efésios 6:16
Agora já vestidos com o “uniforme espiritual”, veremos os elementos que complementam as armaduras, sendo o primeiro deles, o escudo da fé.
Em meio ao campo de batalha, o escudo era usado como obstáculo que protegia os soldados em ataque, a seta lançada era envolvida em material inflamável, acendida e atirada pelos soldados adversários. Logo, o escudo da fé é o elemento que cerca o cristão de todos os lados, impedindo que as flechas lançadas pelo inimigo nos atinjam como dardos inflamados.
Segundo a Palavra de Deus, “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1). Ou seja, a fé baseia-se em esperar o que não vemos, ao mesmo tempo que, nossa fé é igualada a um músculo que necessita ser exercitado para não vir a atrofiar. Tendo como resultado da prática da fé, a plena confiança, coragem e ousadia.
Ao pesquisar sobre o principal objetivo das flechas flamejantes, entendi que as mesmas não foram planejadas com o intuito de destruição ou matança, mas sim de distração, ou seja, o inimigo quer nos distrair. Como um grande estrategista, ele sabe quais são suas fraquezas, medos e hábitos. Sabendo que não poderá nos destruir, pois somos lavados pelo sangue de Jesus, seu objetivo concentra-se no desvio de sua atenção, travando guerras em seu interior, como insegurança, ansiedade, preocupações, medos, dúvida, etc.
Com isso, necessitamos revestirmos diariamente em oração, leitura e meditação da Palavra, é dessa forma que a fé se tornará atuante em nossas vidas, como cita Paulo aos Romanos 10:17, “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo”.
Algo que aprendi desde pequena e tenho exercido desde então, é clamar pelo sangue de Jesus diante de situações vulneráveis. Você já experimentou clamar pelo sangue de Jesus em meio à fragilidade? O nome de Jesus tem muito poder, o inferno estremece diante do nome dEle, fazendo isso, exercitamos nossa fé.
Lembre-se que, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6), e que, “o justo viverá pela fé” (Hebreus 10:38). Fazendo uso do escudo da fé, venceremos em nome do Senhor Jesus!
Desafios
- Assista este breve trecho da pregação de John Piper, onde ele menciona as estratégias de satanás para desviar nossa fé (http://youtube.com/watch?v=Q_AHp2QDYb8).
- Você já viveu alguma experiência baseada na fé? Seja um livramento, uma benção recebida ou um milagre alcançado. Aproveite e testemunhe ao seu próximo, em um culto ou encontro de jovens, isso acrescentará a fé dos demais e será uma forma de gratidão a Deus.
Oração
Pai, ajuda-me a exercitar minha fé buscando-a através da palavra, oração e momentos de devocionais contigo. Que o escudo da fé faça parte do meu uniforme espiritual diário, afastando de mim toda seta maligna que tentar desviar meu foco de Tí. Revista-me com Teu sangue, em nome de Jesus, amém!
Escrito por Rayssa Grignani