“…tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las;” (Eclesiastes 3.5a)
Continuamos meditando nas palavras do sábio Salomão e sua reflexão sobre o tempo, o início do verso 5 do capítulo 3 de Eclesiastes nos traz duas ações distintas, espalhar pedras e juntar pedras.
Quando Salomão fala de espalhar pedras possivelmente está se referindo ao ato de limpar uma vinha, ou seja, preparar o terreno para a plantação. Já o ato de juntar pedras está atrelado à construção e edificação. O escritor tem frisado momentos específicos, deixando claro que há uma delimitação, enquanto um está acontecendo o outro não acontece, e para que o segundo aconteça o primeiro deve terminar.
Identificar quando devemos agir é importante, protelar algo ou deixar para depois pode nos trazer muitos danos. O procrastinar é um dos nossos maiores inimigos. Deixa que amanhã eu faço, ou quem sabe depois, pois agora não dá. E entramos num ciclo vicioso de deixar para mais tarde aquilo que deveria ser feito imediatamente. Outro desafio é o finalizar. Às vezes não queremos abrir mãos de certas fases de nossa jornada, sejam por nos apegarmos ou por medo do novo, dos desafios.
Começar a espalhar as pedras, limpar o terreno, e nos preparar para o que virá mais tarde é importante, não se pode ficar de braços cruzados, mas igualmente importante é saber que uma hora teremos de parar de espalhar as pedras, e passaremos a juntá-las, pois a hora de construir aquilo que se planejou chegará e precisamos seguir em frente.
Desafios
- Reveja ações que você não começou, por medo ou preguiça e comece imediatamente;
- Avalie sua rotina e busque analisar se há algum comportamento que deve ser interrompido para que novas fases se iniciem, procure distrações que tem roubado seu tempo de construir algo relevante.
Oração
Pai. Ensina-me a discernir os tempos, ajuda-me a tomar decisões, decisões de começos e de términos, guia-me e instrui-me para que eu possa ser mais sábio. Perdoa-me pelas distrações e pela procrastinação. Te amo e amo te servir.