“Apenas Lucas está comigo…” (2ª Timóteo 4.11)
Sem dúvidas não faltam pessoas à nossa volta quando tudo está bem, quando estamos com saúde, quando temos dinheiro, quando empilhamos conquistas ou quando há fartura! Mas e no dia mau? Sim porque ele um dia virá. Todos passamos por dias maus. O dia que tudo dá errado, o dia que aquilo que você mais temia acontece, o dia da perda, o dia do fracasso, o dia da doença, ou do desemprego. E aí para onde vão todos aqueles que estavam a nossa volta?
É nos dias maus que mais precisamos de alguém do nosso lado, e é isso que temos que ter em mente quando vemos pessoas passando por dias maus. Precisamos estar presentes para elas. Paulo estava preso, os dias eram duros, e só Lucas estava com ele. E isso fez toda a diferença. Ter um amigo, um suporte, alguém com quem se pode contar quando nossas forças parecem não ser suficientes ou quando nada parece ter sentido é fundamental, mesmo que essa pessoa não tenha as respostas ou a solução, só sua presença conta, e conta muito!
Lembra das últimas horas de Jesus nessa terra? Lá estava ele no Getsêmani, sabendo que sua hora estava chegando e que um sacrifício incalculável teria que ser feito, Ele agonizava em oração, suou gotas de sangue e pediu para que se possível Ele pudesse ser poupado. Seus amigos mais chegados até tinham sido levados por Ele, contudo na hora mais difícil eles dormiram: — Nem uma hora pudestes vigiar comigo? Perguntou um aflito Jesus para seus discípulos. Sim eles o haviam deixado sozinho.
Como é bom saber que não estamos sozinhos. A sensação da presença de alguém conosco nos encoraja e motiva a continuar, portanto, esteja presente! Nos dias de pandemia, fomos obrigados a manter a distância social, por questão de segurança e saúde, contudo nossos corações podem se aproximar, podemos estar presentes, mesmo longe.
Desafios
- Ligue ou mande uma mensagem para alguém que faz tempo que você não conversa, pergunte como essa pessoa está, e compartilhe o que há em seu coração com ela;
- Durante essa semana, observe as pessoas, e se alguém parecer aflito ou triste, se faça presente e ofereça ajuda da forma que você puder.
Oração
Pai, Obrigado(a) por sempre estares presentes para mim. Reconheço que não estar sozinho(a) é uma sensação muito boa e necessária! Quero ser uma pessoa que está presente para as pessoas que estão a minha volta e que passam por dias maus! E me ajuda a cultivar relacionamentos verdadeiros e duradouros para que eu possa ter amigos quando o dia mau chegar! Amém.
Escrito por Lucas Klann