Meus irmãos, como podem afirmar que têm fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo se mostram favorecimento a algumas pessoas? Sem dúvida vocês fazem bem quando obedecem à lei do reino conforme dizem as Escrituras: “Ame seu próximo como a si mesmo”. Mas, se mostram favorecimento a algumas pessoas, cometem pecado e são culpados de transgredir a lei. Portanto, em tudo que disserem e fizerem, lembrem-se de que serão julgados pela lei que os liberta. Não haverá misericórdia para quem não tiver demonstrado misericórdia. Mas, se forem misericordiosos, haverá misericórdia quando forem julgados.
Tiago 2:1 , 8–9 , 12–13 NVT
Você já teve sem dúvida preferência no que envolve roupa, comida, amizades, relacionamentos e diversas outras coisas. Mas, quando se fala de relacionar-se com irmãos cristãos, como isso funciona?
No livro de Tiago, vimos uma igreja lutando com provações, tendo que viver em sabedoria e lutando coma as diferenças. Porém, a mesma é alertada pelo autor a perceber que o evangelho da salvação acaba com qualquer preferência de relacionamento. Tipo, não rola mais ter no corpo de Cristo aquelas panelinhas, porque não condiz com ter fé em Jesus.
Dos versículos 2 ao 18 você verá uma argumentação forte do apóstolo em afirmar que isso não pode haver na Igreja. E que essa atitude não é mera preferência, mas pecado abominável. Tanto que a comparação usada para revelar a desobediência em viver desta forma é usando o segundo maior mandamento da lei. “ Amar o próximo como a Si mesmo”.
O autor está afirmando, se teu amor a Deus é real, gerará uma fé prática em amar o próximo, abandonando seu amor próprio e preferência. Caso contrário você estará quebrando toda a lei de Deus.
Por fim, ele alerta de um julgamento severo a todos que não tiverem misericórdia para com todos, até porque todo cristão é resultado da misericórdia de Deus.
Logo, pense comigo!
Você tem permitido suas preferências e gostos impedirem a unidade no corpo de Cristo, ou mais específico; na UMADBRU?
Hoje aprendemos uma dura realidade muito nítida na Igreja, desunião devido a favoritismo. E descobrimos que não é mera preferência, é PECADO.
Por isso, os desafios de hoje será bem prático e desafiador…
Desafios
- Busque conhecer durante o próximo encontro da UMADBRU local, uma pessoal totalmente diferente de você! (Saber sua história, interesses, talentos, dons, desafios e etc);
- Pegue o contato dessa pessoa e busque integrá-la em suas orações;
- Sirva essa pessoa em algo que ela necessite! (Oração, indicação de emprego, doações, dando aula de algo que você sabe, e etc.);
- Não permita que haja nenhum tipo de panelinha em seu grupo. Deus deseja que vocês sejam um corpo bem Unido e Ajustado.
Oração
Deus me ensine a abdicar de minhas preferências e gostos, me leva amar as pessoas assim como me amo. Senhor quero ter uma fé genuína que reflete seu amor por mim, sem nenhuma falsidade. Obrigado porque sei que através do irmão Tiago aprendi que essa atitude desagrada a ti, ou melhor, é pecado. E não quero viver na prática daquilo que afeta minha comunhão contigo, me perdoe todas às vezes que assim agi. Amém.
Escrito por André da Silva