“… Como, pois posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus ”. — Gênesis 39.9
Lá estava José, chefiando tudo na casa de Potifar, capitão da guarda do faraó do Egito. Os últimos dias tinham sido muito bons para ele, visto que seu chefe havia lhe confiado muitas responsabilidades devido seu bom rendimento. Para alguém que havia sido vendido pelos próprios irmãos como escravo até que as coisas estavam melhorando. Mas de repente eis que um acontecimento abala sua rotina.
A mulher do seu Senhor passa a cobiçar José, e lhe faz uma oferta tentadora: Deitar-se com ela. O que se passa na cabeça de José é uma incógnita, mas sendo homem, não podemos descartar a possibilidade de ele ter se sentido tentado a aceitar a oferta. Ele não tinha pais ou família por perto a quem devesse satisfação ou o dever de honrar. Ele coordenava tudo dentro daquela casa, ou seja, poderia tranquilamente planejar o momento mais discreto para dormir com aquela bela mulher. Talvez o ego masculino dele falasse mais alto e ele estivesse se sentindo muito orgulhoso por ser tão cobiçado assim ou talvez passasse pela sua cabeça que seria um desperdício não se deitar com aquela beldade.
Mas tinha algo a mais na mente de José. Sim, algo que era mais forte do que todos os hormônios dentro do seu corpo. Era sua fidelidade a Deus. E ele não poderia fazer tal atrocidade contra seu Deus. Pecar contra Aquele de quem seu pai havia contado tantas histórias e por quem tinha tamanha devoção, era algo que estava fora de questão.
Então José fugiu dos braços daquela mulher. O resultado disso foi uma calúnia e uma prisão injusta. Pois é, nem sempre a fidelidade nos trará resultados agradáveis, contudo se quisermos ser relevantes precisamos ter entre nossos atributos essa que foi a maior qualidade de José — a fidelidade. Essa fidelidade o levou a prisão, mas foi ela que mais tarde gerou como fruto a salvação de toda a família de José e a continuação dos propósitos de Deus na vida dele. A fidelidade nem sempre ganha os holofotes mas ela tem um impacto silencioso e duradouro e que deixa um legado incomparável aos que nos cercam.
Desafios
- Conheça um pouco mais sobre José, leia sua história em Gênesis do capítulo 37 ao capítulo 50;
- Medite sobre suas ações e veja se alguma delas está ferindo o seu compromisso de fidelidade a Deus ou a alguma pessoa. Peça perdão por elas e busque em Deus a força para se manter fiel. Se necessário pedir ajuda a alguém ou um conselho, procure alguém mais experiente, um líder ou mentor e abra seu coração.
Oração
Pai, obrigado por ser sempre fiel mesmo quando eu não o sou. Perdoa-me pelas vezes que fraquejei e fui infiel a ti. Ajuda-me a me manter fiel, me dê a força necessária para tomar as decisões que não firam nosso relacionamento, mesmo que elas sejam difíceis ou não tragam resultados agradáveis. Que a fidelidade a ti seja sempre a marca mais destacável em mim. Amém.
Escrito por Lucas Filipe Klann