“O sacerdote Hilquias, Aicam, Acbor, Safã e Asaías foram falar com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá e neto de Harás, responsável pelo guarda-roupa do templo. Ela morava no bairro novo de Jerusalém.” — 2 Reis 22:14
Pouco se sabe sobre a linhagem dessa profetisa, não é tão mencionada quanto Miriam e algumas outras mulheres da bíblia, não é tão lembrada nas pregações, porém ela teve um papel importante na história durante o reinado do rei Josias, ela é mencionada no livro das crônicas:
“Hilquias e aqueles que o rei tinha enviado com ele foram falar com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate e neto de Harás, e responsável pelo guarda-roupa do templo. Ela morava no bairro novo de Jerusalém. ” (2 Crônicas 34:22)
Josias havia estabelecido algumas reformas religiosas e do templo, sabia da situação lastimável que o povo estava mergulhado na idolatria e pecados contra Deus, ficou ainda pior quando Josias acha no templo o livro da lei e ouve o que continha nele, então Josias fica perturbado e temeu a ira do Senhor, ele rasga suas vestes e manda que consultem o Senhor.
“Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes. ” (2 Reis 22:10,11)
É neste contexto que Hulda é consultada e então transmite a mensagem de Deus para os sacerdotes que a procuram e consequentemente a Josias. Na primeira parte, Hulda relata que de fato Deus traria juízo sobre aquela nação devido sua desobediência e estarem adorando e servindo outros deuses, porém na segunda parte, Hulda transmite um consolo e tranquilidade ao rei, pois este castigo e Juízo de Deus seria adiado devido seus atos de arrependimento sinceros diante de Deus e ter procurado fazer aquilo que é da vontade de Deus.
Assim então Josias dá prosseguimento na sua reforma religiosa e do templo que havia iniciado.
Que fantástico não? Essa mulher se colocou diante de Deus para transmitir uma mensagem, não dê sua opinião ou aquilo que ela pensava ou achava, mas a orientação de Deus ao rei Josias, que o encorajou a continuar no caminho correto e realizar as reformas que o povo precisava, porém não deixou de transmitir também o juízo de Deus sobre a nação devido suas falhas e pecados perante Deus.
Desafios
- Assim como Hulda, devemos nos colocar diante de Deus para sempre ter uma palavra de orientação aqueles que vem pedir direção e socorro, não aquilo que pensamos ou achamos.
- Neste dia reflita sobre a história dessa mulher da intimidade que tinha com Deus e sua vocação e se inspire ao ponto de buscar algumas características e aplicar em sua vida.
Oração
Pai querido, te agradeço por sempre ter pessoas, homens e mulheres usadas por ti para transmitir aquilo que é de sua vontade, me instrua a assim como essa profetiza ter sempre em minha boca uma mensagem para transmitir aqueles que precisam de uma orientação e ajuda, mesmo que isso venha confrontar, mas as suas palavras e orientações são para a vida e não para a morte, amém!
Escrito por Elias Alencar