“Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor”. (Josué 24:15)
De uma coisa nós sabemos, que a base da sociedade é a família, agora a pergunta que devemos fazer para nós mesmos é, qual nível de influência eu e minha casa temos exercido lá no meu bairro e para meus vizinhos?
“Myles Munroe, fundador da maior congregação cristã das Bahamas, autor de best-sellers e palestrante, afirma que a base de uma sociedade saudável é uma família sadia. Logo, se investirmos nas famílias de hoje, colheremos uma sociedade equilibrada amanhã. ”
Não é apenas eu que digo isto, são especialistas que afirmam isso também, e podemos acrescentar que com uma base familiar sólida automaticamente teremos a igreja muito bem estruturada, pois no seio familiar é onde aprendemos princípios éticos e morais que são passados de pais para filhos, de geração em geração.
O problema é que hoje a família está no centro dos ataques do inimigo, querendo destruí-la a todo custo e boa parte desses ataques se apresentam como o incesto, o aborto, a pedofilia, os abusos de diferentes formas, a traição e divórcio, o sexo antes do casamento, o abandono aos filhos etc.
Nós como influenciadores do seu reino temos o dever de nos posicionar contra estes ataques à família cristã e zelar pelos princípios bíblicos a qual Deus estabeleceu para nossas famílias aqui na terra.
“Quando Moisés terminou de recitar todas essas palavras a todo o Israel, disse-lhes: “Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente, para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei”. (Deuteronômio 32.45–46)
Existe alguns meios ou postos que podem auxiliar as famílias e nós podemos atuar trazendo nossos valores cristãos e influenciando estes locais que atendem algumas famílias na nossa sociedade exercendo funções de influência tanto como assistentes sociais, no conselho tutelar, como psicólogos na área de aconselhamento familiar e tantas outras.
Desafios
- Entenda seu papel no seio familiar a qual você faz parte, perceba que você deve exercer influência respeitando e trazendo princípios bíblicos para dentro de seu lar, isso é responsabilidade sua também;
- Procure na sua cidade um órgão que trabalhe nesta área e procure auxiliar de alguma forma procurando ajudar famílias que talvez não conheçam o evangelho de Cristo.
Oração
Pai, me de estratégias para que eu possa ser um exemplo no lar e poder influenciar todos a minha volta, me capacite a poder também auxiliar em algum órgão na minha cidade que atue voltado nesta área para que de alguma forma eu possa mostrar Cristo as famílias que não te conhecem ainda, abençoa as famílias, amém.
Escrito por Elias Alencar