“Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (Deuteronômio 32.4)
Quando Deus criou o homem, Ele decidiu cria-lo a sua semelhança, ou seja, parecido com Ele. Nesse projeto havia um atributo em especial que seria replicado na criação, seria a integridade, em outras palavras, ser pleno, inteiro. E após concluir o homem, o próprio Deus testificou que havia ficado bom!
Deus é perfeito em si, não precisa de nada para se sentir completo, não criou o homem por necessidade, sua criação deveria refletir tal característica em sua vida, mas por que então será que o sentimento que impera em nossos dias é o de vazio? Nosso incessante descontentamento, a impressão de que precisamos de mais e mais, sejam bens, relacionamentos, atenção, poder, entretenimento, ou prazer, parece que nada nos completa.
A verdade é que não percebemos, mas demos as costas para Deus, nos rebelamos, achando que seria em nós mesmos que nos tornaríamos completos, queríamos ser iguais a Deus (Gênesis 3.5), sem Ele. E isso é impossível, pois foi Ele que nos criou, e como criaturas, só nos tornamos o que fomos criados para ser sob seu domínio.
Dostoievski disse certa vez que no homem existe um vazio do tamanho de Deus, ele estava certo, pois nada desse mundo vai conseguir nos completar, somente se nos voltarmos para aquele que é perfeito, o qual faz tudo de forma perfeita é que poderemos ser perfeitos, ou seja, completos como Ele é.
Desafio
- Reflita: onde você tem encontrado satisfação? Ela é duradoura?
- Troque um hábito seu de entretenimento por um período de devocional com Deus, e pense em como se sentiu ao conclui-lo.
Oração
Pai, obrigado por ter me criado a sua imagem e semelhança. Perdão por ter virado as costas para você e continuar virando. Minha rebeldia tem custado caro, e um vazio muita das vezes surge desse orgulho que tenho de achar que sou autossuficiente, quando na verdade dependo de ti para me sentir completo! Peço-te reina em meu ser e me faz conforme tu planejaste. Amém.
Escrito por Lucas Klann