Jael: Uma mulher de coragem e ousadia

UMADBRU
3 min readMar 8, 2021

--

“Bendita seja sobre as mulheres Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja sobre as mulheres que vivem em tendas.” — Juízes 5: 24

Com alegria começamos essa semana com uma série especial, sobre algumas das mulheres que foram relevantes em seu tempo nas histórias da bíblia. E aproveitamos para parabenizar a todas as meninas- mulheres que são uma criação divina incomparável.

Ao longo de nossa vida mudamos de lugares e vamos para locais que nunca imaginaríamos que estaríamos, mas sabemos que algo extraordinário para cumprir o proposito divino poderá acorrer em nossa vida, quando se dispusermos e tememos a Ele.

Vimos isso acontecer com essa mulher chamada Jael, ela havia saído de sua terra para acompanhar o seu marido que havia se aliado aos inimigos de Israel, apesar deles não serem Israelitas, mas os queneus era descendente de Hobabe, aquele que Moisés (Números 10. 31–32) pediu que ele os acompanhasse e lhe prometeu que as bênçãos que os Israelitas recebesse seria compartilhada com eles, os queneus então tinha uma divida de gratidão por Israel, e também eram parentes distantes já que eram descendentes do sogro de Moisés.

E cremos que Jael tinha esse compromisso em seu coração e conhecia o Deus de Israel e tudo o que Ele fez , em seu coração havia temor e estaria disposta a honrá-lo e cumprir um compromisso, mesmo que seu marido não tinha o mesmo compromisso (Juízes 4:17). Deus conhecedor de todas as coisas, declarou por meio da boca de Debora a Baraque que a convidou para ir junto com ele a batalha (v. 8) uma profecia:

“Então respondeu: Certamente, irei contigo porém não será tua a honra da investida que empreendes; pois às mãos de uma mulher o Senhor entregará a Sísera. E saiu Débora e se foi com Baraque para Quedes.” (Juízes 4:9)

Jael nem imaginava que iria receber um hóspede naquela tarde, mas Deus sim, (v. 17), Sísera, ela sabia o que aquele homem causava ao povo Israel, afinal seu marido era aliado do rei Jabim, inimigo de Israel. Quando Sísera entrou em sua tenda, creio que o temor do Senhor despertou nela o senso de lealdade, que quando ela percebeu que aquele homem adormeceu, ela não pensou duas vezes, e foi usada por Deus nesse episódio para livrar o povo de seu inimigo.

Que história! Jael foi uma mulher que teve uma atitude ousada e corajosa que tinha uma motivação certa para fazer o que fez a sua fé em Deus, ela honrou o valor Eterno em seu lar e trouxe benção para as próximas gerações (Juízes 5.31).

Desafios

  • Nos dias de hoje onde nossos inimigos são morais e de ideias contrarias aos princípios eternos, quantos estamos dispostos a sermos usados com coragem e ousadia por Deus?
  • Leia Juízes 4 e 5. Pare e Pense: Como está o nosso coração diante das ofertas que temos recebidos nos dias de hoje?

Oração

Pai Eterno, primeiro quero te agradecer por ter me feito mulher (homem), te agradeço por ter me colocado em lugares que eu nunca imaginei estar, mas sei que tudo que tens feito, faz parte de um proposito maior do que eu possa imaginar, e mais uma vez peço ajuda a ti Espírito Santo, que eu sabia discernir e aproveitar as oportunidades para defesa do Evangelho, e que esteja pronta(o) a ser usada(o) com coragem e ousadia, para que a Glória do Senhor seja manifesta através de minha vida. Amém!

Escrito por Ana Paula Nascimento

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet